Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Em reviravolta, Luiz Construtor é eleito presidente da Câmara

ter, 3 de janeiro de 2017 05:30

por Talita Gonçalves

Em meio a ânimos exaltados, reviravolta e brigas, foi realizada a sessão solene de posse e a eleição da mesa diretora da Câmara neste domingo, 1º, na sede da CDL. Luiz Antônio de Oliveira, o Luiz Construtor (PSDB) foi eleito para ocupar o cargo de presidente do Legislativo no mandato 2017-2018.

Até então, os dois favoritos na disputa eram os vereadores Leonardo Rodrigues da Silva, o “Leo Mulata” (PP) eleito pela coligação de Raul Belém (PP) e Cláudio Coelho (SD) eleito pela coligação do prefeito Marcos Coelho (PMDB).

A tensão em torno da esperada votação começou antes mesmo da cerimônia. No hall de entrada da CDL, familiares e apoiadores de Leo Mulata acusaram Luiz Construtor de ter descumprido o que havia sido combinado com o grupo e um início de desentendimento foi dissipado pela Polícia Militar.

Reviravolta e brigas marcam eleição para presidente da Câmara

Reviravolta e brigas marcam eleição para presidente da Câmara

 

Conforme o regimento, o vereador mais velho deve conduzir os trabalhos e assim, Vanderlei Inácio, o “Mãe Preta” (PRTB) deu início a sessão extraordinária. Integrantes da plateia, principalmente apoiadores de Leo Mulata e Sebastião Vieira, o “Tiãozinho do Sindicato” (PRP) se exaltaram, discutindo entre si e disparando ofensas a Luiz Construtor. O clima foi de apreensão.

Pouco tempo depois do início da sessão solene, Ubaldo Rodrigues, ex-procurador do município e pai de Leo Mulata, entrou no auditório acusando o peessedebista de ter sido desleal e chegou a subir no palco onde estavam os vereadores. Imagens feitas por câmeras de celulares mostram o momento em que ele empurrou Wesley Lucas de Mendonça (PPS) e foi contido pelo comandante da Polícia Militar, tenente coronel Adriano César Ribeiro Araújo. Ubaldo foi retirado pelos policiais e conforme apurou a reportagem, o tumulto continuou na porta.

Sessão solene de posse dos vereadores teve bate-boca e ânimos exaltados

Sessão solene de posse dos vereadores teve bate-boca e ânimos exaltados

 

Logo após o incidente, Ana Lúcia Rodrigues (PTB) se retirou da mesa alegando que estava se sentindo mal e não chegou a tomar posse. Virgínia Alcântara (PTC) foi empossada, mas também demonstrou mal estar e deixou o local. As duas foram atendidas pelo Corpo de Bombeiros e encaminhadas à Unidade de Pronto Atendimento. Elas não participaram da votação da presidência. Retomados os trabalhos, a gritaria por parte de algumas pessoas da plateia continuou.

ELEIÇÃO DA MESA

Após a posse, teve início a votação para a mesa diretora, composta pelo presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. Os candidatos a 2º secretário foram Lúcio Flávio Rodrigues da Cunha “Quejera” (PSDB) e Wellington Resende, o Wellington das Botinas (PMN)). Os candidatos a primeiro secretário foram Wesley Lucas de Mendonça (PPS) e Sebastião Vieira, o “Tiãozinho do Sindicato” (PRP). A vice-presidência ficou entre Paulo do Vale (PV) e Cláudio Coelho (SD). Na disputa pela presidência, concorreram Leo Multa e Luiz Construtor.

Encerrada a votação, os vereadores que votaram em Leo Mulata foram embora antes da leitura da ata que marcou o final da solenidade. A primeira sessão ordinária do ano está marcada para o dia 17 de janeiro.

VOTAÇÃO DA PRESIDÊNCIA

  • Carlos Machado: Leo Mulata
  • Cláudio Coelho: Luiz Construtor
  • Dhiosney de Andrade: Luiz Construtor
  • Giuliano Sousa Rodrigues: abstenção
  • Jander Patrocínio: Luiz Construtor
  • Leo Mulata: Leo Mulata
  • Levi Siqueira: Luiz Construtor
  • Lúcio Flávio ‘Quejera’: Leo Mulata
  • Luiz Antonio de Oliveira ‘Luiz Construtor’: Luiz Construtor
  • Paulo do Vale: Leo Mulata
  • Sebastião Vieira: Leo Mulata
  • Vanderlei Inácio ‘Mãe Preta’: Luiz Construtor
  • Warley Ferreira de Morais ‘Warley Maravilha’: Luiz Construtor
  • Wellington Resende da Silva ‘Wellington das Botinas’: Luiz Construtor
  • Wesley Lucas de Mendonça: Luiz Construtor

 

“Vamos esperar passar”

Em meio a avalanche de críticas e ofensas, Luiz Construtor adotou um tom ameno em relação às circunstâncias. “Foi muito polêmica, mas tive meus motivos. Meu mandato não é meu, é do povo que votou em mim, que abriu suas empresas e casas e que desejou que eu estivesse aqui. Não posso dizer que estou feliz, foi muito duro, mas acredito que há sinal de uma reconstrução. Numa disputa, um sai ferido. Vamos esperar passar,” afirmou.

O vereador afirma que o desejo de ser presidente da Câmara era antigo e que pretende trabalhar. Para ele, a vitória veio acompanhada de pesar. “Ia votar, mas na última semana, as pessoas foram me ligando. Decidi sofrer o que sofri. Acho que não havia motivo para tanto, pois a Câmara é formada pelos 17 vereadores e não por um só. Isso está me afetando muito. Deveria estar feliz, deveria ter sido de uma outra forma. Sempre tive vontade de me candidatar. Aconteceu. Qualquer vereador pode colocar o nome à disposição. Agora é trabalhar por Araguari e fazer o melhor possível,” concluiu.

MESA DIRETORA Presidente – Luiz Antonio de Oliveira ‘Luiz Construtor’ (PSDB) Vice-presidente – Cláudio Coelho (SD) 1º Secretário – Wesley Lucas de Mendonça (PPS) 2º Secretário – Wellington Resende da Silva ‘Wellington das Botinas’ (PMN)

MESA DIRETORA
1º Secretário – Wesley Lucas de Mendonça (PPS)
Presidente – Luiz Antonio de Oliveira ‘Luiz Construtor’ (PSDB)
Vice-presidente – Cláudio Coelho (SD)
2º Secretário – Wellington Resende da Silva ‘Wellington das Botinas’ (PMN)

 

6 Comentários

  1. Ana disse:

    Parabéns a nova mesa diretora da Camara Municipal de Araguari, e parabéns aqueles que mostraram que realmente a educação tem que vir e deberço mesmo, e são poucos os que tem. Que coisa feia ficar caçando briga no final do campeonato, eu em?! Tem gente que parece que acorda vive e dorme pensando em atacar os outros, cada um tem seu lugar no sol. Eles foram escolhidos pelo voto do povo. Se um ou outro foi traido ou não isso e problema deles.

  2. JOSE LUIZ FERREIRA disse:

    Esse tal de Ubaldo deveria devolver o dinheiro da venda do Campo do Araguari, ele vendeu o campo e o dinheiro sumiu, fez um esboço de estádio perto da rodovia, para enganar o povo, e pronto, cadê o campo o time =, ele acabou com tudo.

  3. Sílvio Tabaco disse:

    Representem bem a população, respeitem os votos que alcançaram e realizem um trabalho eficaz e eficiente, tenham a postura de legisladores em prol da cidade de Araguari, é isso que considero poder se esperar dos nobres edis. Trocar insultos é atitude pequena e mesquinha, não condizente com a grandeza do cargo ora assumido. Haverá momentos de ânimos exaltados, mas se for para o bem então que todos os ânimos se exaltem e algo de bom e produtivo seja realizado. Está mais que na hora de se pensar o grande, de projetar e realizar coisas de valores para Araguari, de somar esforços para se sair da mesmice do pessoal, do pensar no próprio umbigo. Está mais que na hora de se Legislar para o todo que representa o município. Seria isso sonho?

  4. marcos disse:

    mas que BAIXARIA, TUDO PELO PODER

  5. danilo disse:

    Ease Ubaldo rings que ter vergonha , que papel ridiculo ,isso mostra o interesse desse sujeito , chefs em casa olha no espelho e veja ,dancou nenem , babaca.

  6. Rubens Humberto disse:

    Não à toa desde 2012 voto em Uberlândia. Único voto nulo que registrei até hoje foi em 2004 pra prefeito (quando vi Cocota pelo PT!!!).

Deixe seu comentário: