Populares flagram animal com sinais de maus tratos em via pública
sex, 16 de dezembro de 2016 05:35Da Redação
Na última terça-feira, 13, mais um caso de maus tratos a animais foi presenciado em Araguari. Um equino muito magro e com ferimentos pelo corpo foi visto conduzindo uma carroça pelo bairro Amorim. Ao reconhecer o responsável pelo animal, Jander Patrocínio (PSB) recém-eleito vereador, o abordou e decidiu orienta-lo.
O homem identificado como Renato reside no bairro Novo Horizonte e é conhecido por se envolver em outras infrações relacionadas aos maus tratos a equinos e muares, além de direção perigosa, descarte de materiais e entulho em local público e outras ocorrências registradas pela Polícia Militar de Meio Ambiente.

No momento da abordagem foi constatado que o equino estava sem ferraduras utilizadas para proteger os cascos
“Estamos acompanhando a situação deste animal e as práticas de seu proprietário há algum tempo. O homem não tem nenhum tipo de cuidado com este cavalo que possui sinais e marcas nos joelhos devido à sobrecarga de peso, sem contar que o mesmo está visivelmente fraco por falta de cuidados e alimentação adequada,” disse.
Conforme ressaltou, no momento da abordagem foi constatado também que o equino estava sem ferragem ou ferraduras utilizadas para proteger os cascos. O desgaste do casco devido ao atrito com o solo pode causar lesões profundas nas patas do animal. Diante disso, na tentativa de solucionar o problema, foi solicitado ao homem que tome as providências necessárias para garantir a saúde do animal. “Vamos continuar acompanhando e caso o problema permaneça, pretendemos recolher o animal com apoio judicial para que receba os devidos cuidados,” afirmou.
Os casos envolvendo Renato têm sido amplamente discutidos nas redes sociais. No sábado, dia 10, por exemplo, populares afirmaram que ele foi visto agredindo com chicotadas uma égua nas proximidades de um supermercado, no bairro Amorim. A informação repassada por populares é de que os animais são de propriedade de seu padrasto, que autoriza o mesmo a utilizar os equinos em seus trabalhos.
A APROAMA também tenta há quatro anos tirar o mesmo de circulação, visando garantir sua segurança, além de impedir que cometa outras infrações, entretanto, nada foi feito. Segundo informações da diretoria, dezenas de denúncias foram feitas junto a Polícia de Meio Ambiente e também ao Ministério Público.
Em abril de 2015, um ofício chegou a ser encaminhado à promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Araguari, Lilian Tobias que havia garantido a tomada de providências e a soma de esforços dos poderes constituídos para coibir estes casos que diariamente são delatados na rede social da associação.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...

Dá para chamar um indivíduo desse de cidadão?
O que uma pessoa dessa agrega na comunidade e na sociedade?
O que dá vontade mesmo de fazer é amarra-lo gentilmente em um poste e lhe aplicar suaves chicotadas em todo seu dorso. Talvez, após uma algumas dezenas de repetições, ele mude de ideia, quanto ao sofrimento alheio.
Ser repugnante!
Já passou da hora da sociedade parar de ter pena de carroceiro. Pobreza e miséria não justificam o modo como escravizam e exploram o animal. Sempre judiados, feridos, em completo estado de fome, sede e fadiga. Esfolados até à inanição pra depois serem descartados como lixo.
E esse caso aqui só pode ser piada! Ainda que o cara não tivesse várias denúncias nas costas, o vereador aborda pra orientar ? Ah, me poupe, né ? Deve acreditar em papai noel tb, só pode !!! Estão esperando o que pra retirar esse escravo das mãos desse algoz imundo ??? Pior que ele é quem pode intervir de maneira efetiva pro animal e fica nessa palhaçada de orientação. Tenha mais inteligência, compaixão e iniciativa, meu caro !!!