Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

População questiona segurança do parque de diversão instalado na praça Getúlio Vargas

qua, 14 de dezembro de 2016 05:12

por Samara Arruda

Proprietário apresentou toda documentação pertinente e afirma que todos os critérios de segurança são seguidos à risca pela equipe de engenheiros

Como parte das atrações tradicionais de fim de ano em Araguari, um parque de diversões foi montado pela prefeitura na praça Getúlio Vargas, no início do mês de dezembro. O local tem recebido diariamente dezenas de famílias em busca de entretenimento. Entretanto, também tem sido alvo de reclamações em relação à segurança das crianças que tem frequentado o local.

Dentre os problemas relatados pelos populares estão “choques” sentidos no tradicional carrinho de batida ou “bate-bate” e a má conservação dos brinquedos. Os moradores lembraram ainda do acidente ocorrido na roda gigante que deixou os frequentadores receosos com a segurança dos brinquedos e da estrutura em geral. O caso aconteceu em dezembro de 2015.

A reportagem entrou em contato com o Corpo de Bombeiros, que afirmou ter recebido denúncias a esse respeito, mas que ao realizar a vistoria constatou que tudo estava de acordo com as normas vigentes. Diante disso, o Parque de Diversões “Aza Branca A. Santos” recebeu o alvará de segurança da Corporação assim que foi instalado.

Após denúncias, o comando do Corpo de Bombeiros enviou novamente uma equipe até o local na última segunda-feira, 12, no intuito de realizar uma nova vistoria. “Testes foram efetuados para verificar as informações relacionadas a choques elétricos e fios expostos. No ato da vistoria não havia nenhuma inconformidade,” disse o militar cabo Francisco Fidélis.

Segundo afirmou, o parque possui um projeto pré-aprovado que é padrão em todas as cidades do estado para a autorização de funcionamento. “Este projeto foi encaminhado com antecedência ao Corpo de Bombeiros para ser analisado e foi constatado que estava em conformidade ao patrão da lei vigente,” explicou.

A reportagem também esteve em contato com o proprietário do parque, Azamor Firmino dos Santos, que apresentou toda documentação pertinente e afirmou que todos os critérios de segurança são seguidos à risca pela equipe que conta ainda com engenheiros elétrico e civil, além de operadores de máquinas qualificados.

“Possuímos toda documentação necessária e liberação para realizar este serviço na cidade. O parque foi vistoriado por engenheiros que assinaram um laudo e que alega que os brinquedos e instalação não apresentam nenhum tipo de problema que coloque em risco a segurança da população,” ressaltou Azamor Firmino dos Santos.

Vereador pede esclarecimentos

Diante das reclamações, o vereador Dhiosney de Andrade (PTC) encaminhou ofícios às autoridades do munícipio, cobrando informações relacionadas à liberação para funcionamento do Parque em Araguari, além do contrato e o valor gasto com a referida empresa responsável pelo serviço prestado. Os documentos foram encaminhados nesta terça-feira, 13, à Prefeitura e ao Corpo de Bombeiros.

“Solicito informações sobre o laudo de vistoria e alvará expedido pelo Corpo de Bombeiros. Estamos preocupados com a segurança pública e principalmente com aqueles que estão frequentando o local e utilizando os brinquedos. Esse é um período chuvoso que pode ainda causar acidentes relacionados a choques elétricos e outras situações prejudiciais à saúde,” disse.

Também foi encaminhado um ofício à Polícia Militar, solicitando que as guarnições possam intensificar patrulhamento ostensivo e preventivo nas proximidades da praça Getúlio Vargas, a fim de evitar outros transtornos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: