Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Profissionais participam de reunião em prol da proteção de crianças e adolescentes em situação de risco

qua, 30 de novembro de 2016 05:10

Da Redação

Na manhã desta terça-feira,29, o Conselho Tutelar sediou e participou de reunião com os órgãos que compõem a rede de proteção à crianças e adolescentes como a Polícia Militar, por meio da Patrulha Escolar, e as unidades do CRAS – Centro de Referência de Assistência Social e CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social.

Conforme acompanhado pela reportagem, o encontro teve o objetivo de explanar sobre os principais atendimentos realizados durante o ano. Segundo a presidente do Conselho Tutelar, a Conselheira Vera Arruda, a reunião proporciona a comunicação entre os órgãos no sentido de traçar estratégias para resolver da melhor forma os conflitos familiares.

Encontro ocorreu na manhã desta terça-feira

Encontro ocorreu na manhã desta terça-feira

 

A negligência dos pais em relação a educação e o bem estar dos filhos é um dos transtornos enfrentados pelos profissionais. Ao acompanhar um menor que não frequenta a escola, as equipes se deparam com famílias desestruturadas tanto no aspecto financeiro quanto psicológico.

Mães com quatro filhos ou mais estão entre os casos mencionados na reunião, assim como situações de crianças e adolescentes que foram abusadas sexualmente por desconhecidos e pelos próprios pais.

Um dos casos de estupro destacado no encontro vitimou uma adolescente de 15 anos, que ficou grávida. A jovem conseguiu aval da Justiça para realizar o aborto legalmente, mas preferiu seguir com a gestação, e atualmente recebe apoio da rede.

“Nestas reuniões é possível acompanhar de perto como estão sendo efetuadas as visitas a estas famílias e se há necessidades de modificar algum dos trabalhos”, destacou Vera Arruda.

As ações visam garantir a integridade emocional de menores, informando às autoridades quando houver a necessidade de intervenção para retirá-los de risco.

O Conselho Tutelar atua 24 horas por dia. Denúncias podem ser feitas anonimamente por meio do número: 3690-3130. O endereço do Conselho Tutelar é rua Maricota Santos, 78.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: