Ministério da Saúde oferece apoio aos municípios para instalação do Prontuário Eletrônico
sex, 25 de novembro de 2016 05:47Da Redação
Cidades que ainda não possuem o sistema devem apresentar justificativa
O Ministério da Saúde determinou, em outubro desse ano, que o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) deve ser instalado em todas as unidades de saúde dos municípios brasileiros. O prazo final para a instalação é 10 de dezembro e as cidades que ainda não possuem o sistema devem apresentar justificativa.

A informatização dos sistemas de saúde é uma das prioridades do Ministério Público
De acordo com informações do Ministério da Saúde, os gestores municipais devem informar as dificuldades que impedem a instalação do sistema através do formulário de justificativa disponibilizado no portal dab.saude.gov.br, no link e-SUS Atenção Básica. O documento e as orientações aos gestores ficarão disponíveis até o prazo final de implementação do prontuário. O Ministério Público irá analisar as justificativas e oferecer apoio aos municípios na implantação do sistema e transmissão dos dados.
As cidades que não instalarem o sistema até o prazo limite terão parte dos recursos destinados à Atenção Básica suspensos. A justificativa não isentará o município de implantar o sistema e também não garantirá a manutenção dos repasses, que são destinados aos atendimentos de pediatria e vinculados a programas como o Saúde da Família.
Em Araguari, segundo informações das Unidades Básicas de Saúde, os prontuários e dados dos pacientes são registrados manualmente e arquivados no formato de fichas. A reportagem do Gazeta do Triângulo entrou em contato com servidores de três unidades de saúde e em nenhuma delas o Prontuário Eletrônico do Cidadão foi instalado e que ainda não há previsão para a instalação. A reportagem também tentou entrar em contato com a secretária de Saúde, Lucélia Rodrigues, porém, até o fechamento da edição não foi possível entrevistar a secretária.
O Prontuário Eletrônico do Cidadão é uma plataforma digital oferecida gratuitamente pelo Governo Federal, que reúne o histórico, dados e resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos na Atenção Básica. O sistema também permite a verificação da disponibilidade de medicamentos e o registro das visitas de agentes de saúde. A transmissão dos dados da rede municipal à base nacional possibilita que o Ministério da Saúde confira como está sendo investida a verba destinada ao SUS.
A informatização dos sistemas de saúde é uma das prioridades do Ministério Público, que visa a integração e controle das ações, promovendo a correta aplicação dos recursos públicos, além de obter dados para o planejamento do setor. Um dos principais objetivos é também propiciar a ampliação do acesso e da qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento mais eficiente.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- AMM aciona TCE&MG para suspender edital de concessão de rodovias federais pelo Estado ter, 3 de fevereiro de 2026
- Senar Minas amplia catálogo com dois novos treinamentos ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cidades de MG entre as 100 maiores arrecadações ter, 3 de fevereiro de 2026
- Mesmo com um desfalque importante, o Dallas venceu mais uma e praticamente assegurou sua vaga na próxima fase ter, 3 de fevereiro de 2026
- RADAR – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Cascalho Rico intensifica combate à Dengue com a retirada de centenas de pneus e reforça compromisso ambiental ter, 3 de fevereiro de 2026
- Polícia Militar registra ocorrências de tráfico e prisões por furto e receptação no fim de semana ter, 3 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 03 DE FEVEREIRO ter, 3 de fevereiro de 2026
- Estão abertas as inscrições para a Lista de Espera por vagas na Rede Municipal de Ensino ter, 3 de fevereiro de 2026
- Grupiara celebra 63 anos com grande festa, show de Dyogo & Deluca e resgate das tradições locais ter, 3 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...
