Quinta-feira, 19 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Funcionários do transporte coletivo paralisam atividades devido ao atraso de pagamentos

sex, 11 de novembro de 2016 05:08

Da Redação

Nenhum ônibus saiu da garagem da empresa que presta o serviço de transporte coletivo em Araguari. Nesta quinta-feira, 10, segundo dia de paralisação das atividades, os passageiros enfrentam dificuldade para chegar ao trabalho. A principal reivindicação é referente à falta de pagamento salarial no 5° dia útil, o qual ainda não foi depositado na conta dos trabalhadores.

Representantes da empresa Sertãozinho Transporte Coletivo (Sertran) alegam que o transtorno ocorre devido ao atraso no repasse mensal de vale transporte feito pela prefeitura no valor de R$ 200 mil. A folha de pagamento dos 62 trabalhadores da Sertran é de aproximadamente 100 mil reais. Apenas por meio deste repasse, referente ao vale transporte de funcionários públicos, a empresa consegue pagar os salários.

Em entrevista à reportagem, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários (Sindttrans) Célio Moreira, afirmou que a paralisação continuará até que o pagamento seja efetuado. “A informação repassada para nós é de que a prefeitura realizará o pagamento dia 16, próxima quarta-feira. Diante disso, os trabalhadores decidiram parar o serviço e vamos aguardar desta maneira até que uma medida justa seja tomada,” afirmou.

Ainda segundo ele, há outras demandas que precisam ser melhoradas para a continuidade do transporte em Araguari. Um dos transtornos revelados pelo sindicalista diz respeito à precariedade do ambiente de trabalho. “A garagem da empresa possui apenas um banheiro utilizado por mulheres e homens, também não disponibiliza água potável. Os funcionários utilizam o Mercado Municipal, no entanto, em domingos e feriados ele está fechado,” disse.

Diante disso, será promovida uma reunião nesta sexta-feira, 11, com a presença de trabalhadores e do administrador do Mercado. A proposta é de que o ponto de ônibus do Mercado Municipal seja transferido para local que viabilize banheiros e fornecimento de água.

“Os motoristas, cobradores e passageiros precisam ter condições mínimas para permanecerem no ponto de ônibus. Estamos lutando pelo bem estar dos nossos trabalhadores e dos usuários dos coletivos; se a situação não for resolvida não vamos medir esforços para que o ponto seja transferido para o Terminal Rodoviário Tancredo Neves,” ressaltou.

A empresa Sertãozinho Transporte Coletivo foi escolhida para prestar o serviço em caráter emergencial no mês de novembro de 2013 e desde então, os contratos são renovados e diversas paralisações foram realizadas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: