Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Canil Municipal de Araguari enfrenta dificuldades devido à superlotação de animais

qua, 9 de novembro de 2016 05:49

Da Redação

O trabalho promovido no local tem sido alvo de reclamações feitas por alguns araguarinos

Fotos de animais doentes e magros publicadas nesta semana, em redes sociais, chamaram a atenção da população levantando o questionamento a respeito do serviço oferecido no Canil Municipal.  Reclamações feitas por araguarinos alegam que os animais não estão recebendo alimentação e tratamento adequados.

Canil Municipal é alvo de reclamações sobre atendimento aos animais

Canil Municipal é alvo de reclamações sobre atendimento aos animais

 

No entanto, apesar das críticas, a equipe do local afirma que os animais são bem cuidados. Ao ter ciência sobre a situação, a coordenadora do Canil Municipal, Amanda Pedroso, afirmou que de fato o Canil Municipal está enfrentando dificuldades devido ao aumento da população de cães abandonados. Apenas capturas emergenciais estão sendo realizadas, como no caso de cães atropelados, doentes ou cadelas no cio.

Atualmente o Canil abriga em torno de 60 animais, sendo que a capacidade máxima do canil é para aproximadamente 45 animais. “Cerca de 30 animais estão esperando para serem capturados. Mas todos estão recebendo alimentação, semanalmente chegam 300 quilos de ração no Canil. Os cães que chegam doentes estão sendo tratados. Não há contenção de gastos quando o assunto é ração e medicação,” afirmou.

Ainda de acordo com ela, os animais estão disponíveis para adoção. Os interessados também podem auxiliar com doações. “Toda ajuda é bem-vinda. Acredito ainda que uma das alternativas para minimizar o transtorno seria a castração dos animais. Estamos aguardando o início das atividades no Centro de Castração, localizado ao lado do Canil Municipal onde foram construídas três salas, uma de assepsia, outra para a cirurgia e um espaço com baias para recuperação dos animais,” disse.

Denúncias sobre o caso também foram feitas à APROAMA – Associação de Proteção aos Animais e Meio Ambiente de Araguari. “Acredito que as fotos não sejam recentes. Estive no local e pude ver que os animais não estão passando fome, como nos foi informado. O problema que de fato tem causado transtorno é com relação à superlotação. É importante deixar claro que a APROAMA está acompanhando a situação e não estamos dizendo que seja correta,” disse o presidente da associação, Marcus Vinícius Leite, que também esteve no local a fim de verificar os fatos.

De acordo com ele, na tentativa de solucionar o problema, um ofício foi protocolado no Ministério Público na tarde de ontem, dia 8, solicitando apoio quanto às adequações urgentes que precisam ser realizadas no Canil, no intuito de melhorar o atendimento aos animais que chegam ao local. Segundo ele, o espaço é insuficiente e causa stress aos animais que permanecem aglomerados. Também é necessária uma sala específica para receber os animais doentes para tratamento.

“É importante ressaltar que estes e outros problemas foram citados em ofício encaminhado ao MP no ano de 2012, somente em outubro deste ano recebemos uma resposta. Estamos trabalhando no sentido de resolver a situação, mas precisamos também que o Ministério Público não demore em tomar uma atitude, pois, a situação irá se agravar,” ressaltou.

Visitação ao Canil

O local está aberto ao público de segunda à sexta-feira, entre 10 e 12h e das 14 às 16, exceto feriados. Telefone para contato: 3690 3094.

7 Comentários

  1. marcia disse:

    castração destes cachorros de rua deve ser uma medida urgente….

  2. Amir Chaves disse:

    Sr. Marcos Vinícius presidente da aproama, questiono: e se as fotos recentes publicadas de animais doentes e desnutridos no canil municipal, forem atuais. O que acontece? cadê os animais? daria para mostrá-los publicamente?
    Não acredito que algum protetor esteja querendo apenas denegrir o canil municipal ou qualquer funcionário. Seria muita insensatez.

  3. JOSE LUIZ FERREIRA disse:

    Coisas de Prefeitura mal administrada, somem com o dinheiro dos nossos impostos e se dizem com dificuldades, desculpa do aleijado é a muleta.

  4. Cezar disse:

    Srs vereadores que aumentaram seus salários. Será que vcs poderiam deixar um pouquinho para comprar ração para os coitadinhos? Eles também são filhos de Deus, e vcs. vão responder por isso lá em cima quando chegar a hora.

  5. Anônimo disse:

    Além de não cuidarem dos animais ainda tem as creches:
    A prefeitura está a 5 meses sem pagar o fornecedor de leite 280 mil e por isso o fornecedor parou de enviar o alimento, e falta a carne também em algumas creches, será que é para contenção de gastos. O fornecedor não deveria deixar chegar a esse ponto, ele disse que já está cansado de ser enrolado.
    Precisa castrar os animais e dar alimentação para os que estão lá.

  6. Taty disse:

    Isso realmente é uma vergonha tadinho dos bichinhos pior gestão q Araguari já teve foi essa merda de Raul e companhia não vejo a hr de chegar Janeiro p essa cambada de atoa vaza de lá ..e vc seu secretário Humberto merola deveria corta o seu salário a comida do seu prato oa invés de economizar ração p esses pobre coitado …e se realmente não falta alimentação e nem medicação como andam falando pq esses cães estão tao desnutridos dessa forma ? Aposto q jogam ração lá e salve se quem puder …isso é uma falta de humanização…só acho pq não separam os grandes dos pequenos ? Coitados desses pobrezinhos antena tivessem nas ruas pelo menos poderiam est ar se alimentando..e essas pessoas tmb q abandonam raiva

  7. Marcus Vinicius Leite Gomes disse:

    Pessoal, esse assunto tem sido excessivamente comentado e mais uma vez vou tentar novamente explicar a situação:

    No domingo à noite, recebi uma imagem via WhatsApp e que me encaminhou disse que os animais estavam passando FOME… Como conheço o curador do Canil, Roberto Paganini, me abstive de qualquer comentário baseado apenas na foto e fui ao Canil na segunda-feira à tarde, chegando lá as 14h e poucos minutos…

    As dependências do Canil estavam limpas, as baias com comida e havia um estoque de ração, que não vem ao caso agora saber quem comprou, quem doou, para quantos dias a ração duraria, havia uns seus ou sete sacos de ração de boa qualidade. O que constatei e caracterizei como MAUS TRATOS é a SUPERLOTAÇÃO do Canil, erroneamente divulgada na matéria, pois o Canil Municipal, no meu ponto de vista, não comporta mais do que VINTE E CINCO ANIMAIS e havia, numa contagem rápida que fiz, cerca de SESSENTA ANIMAIS. Isso caracteriza-se sim como MAU TRATO e do pior tipo, MAL TRATO PSICOLÓGICO, pois o animal está sendo privado de sua mobilidade/liberdade, além do que já vem doente da rua, devido ao abandono (animais sentem tristeza ao serem abandonados), e pioram seu humor/ânimo ao serem colocados num ambiente inóspito e super lotado!
    É sabido por quase todo protetor de animais que animais resgatados das ruas ficam tristes, deprimidos, não se alimentam da maneira adequada e permanecem assim por uns dias, sendo necessário tratamento diferenciado.

    Convoco todos os adeptos da causa a comparecerem no Canil constantemente, pois eu consegui permanecer no espaço somente das 14:10 aproximadamente até as 14:30 de segunda feira e relarei o que eu vi no momento, que aliás, pode ser interpretado até de maneira mais negativa do que a foto originalmente mostrada, pois registrei uma quantidade muito maior de animais; penso então, que muito mais do que MAUS TRATOS A ANIMAIS no Canil Municipal, o equívoco está sendo de interpretação tendenciosa/maliciosa do que eu escrevo.

    Entendo que Secretário de Serviços Urbanos, Curador e Funcionários do Canil não podem ser responsabilizados da mesma forma que vereadores e prefeito, pois os primeiros aprovam o repasse de verba para o município e o Canil está carente de uma maior repasse há anos e se o prefeito, que administrou mal a cidade em toda a sua gestão e tão endeusado por dono de jornal na cidade mal tem recursos para pagar seus funcionários humanos, o que dirá para tratar dos seus cidadãos animais???

Deixe seu comentário: