Quarta-feira, 04 de Fevereiro de 2026 Fazer o Login

Começam as aulas na Escola Móvel do SESI/SENAI em Araguari

ter, 25 de outubro de 2016 05:09

Da Redação

O Programa Escola Móvel permanece em atividade no município até o dia 24 de novembro

A aula inaugural da Escola Móvel do SESI/SENAI em Araguari acontece hoje, dia 25. Seguindo a programação, serão dois horários: às 10h e mais tarde, às 15h30.  Toda a população está convidada a participar. Para atender aos alunos inscritos, foi montada uma estrutura – a Tenda Móvel na praça Getúlio Vargas, que  oferece ambientação completa de cada curso, ar-condicionado e equipamentos pedagógicos e de ensino.

A Escola Móvel vem de uma parceria entre o SESI/SENAI e Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). De acordo com Mauro Cunha, diretor da Fiemg em Araguari, o projeto irá capacitar mais de 580 pessoas. “No local serão promovidos cursos profissionalizantes nos períodos da manhã e tarde. Os alunos terão todo o material pedagógico disponível para estudo. Esta é uma oportunidade aos araguarinos, tendo como objetivo qualificar mão de obra, sem exigir experiência ou conhecimento prévio dos estudantes,” ressaltou Mauro Cunha.

~O Programa Escola Móvel permanece em atividade no município até o dia 24 de novembro

~O Programa Escola Móvel permanece em atividade no município até o dia 24 de novembro

 

A tenda permanecerá em Araguari por um período de trinta dias. Segundo o calendário, os cursos se estendem até o dia 24 de novembro, disponibilizando aulas teóricas e práticas nos períodos da manhã e tarde. Ao término da profissionalização, os participantes receberão o Certificado.

Dentre os principais cursos de formação, destacam-se os de iniciação profissional de costureiro, pedreiro, eletricista, confeiteiro e mecânico de motos. O programa também oferece cursos de educação continuada, como Educação Ambiental e Sustentabilidade e, Atendimento ao Cliente, Auxiliar Administrativo, Secretariado e outros temas de interesse geral, dentre os quais, as Oficinas de Artesanato para geração de renda.

É importante ressaltar que ainda há vagas remanescentes. As inscrições para os cursos de Artesanato e Cozinha Brasil ainda podem ser feitas. A orientação é de que o interessado compareça à sede da Uaitec, das 7 às 19h. É preciso ter em mãos xerox dos seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de endereço. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos responsáveis.

Cursos

O curso de auxiliar administrativo acontece entre os dias 25 a 31 de outubro (20 horas/escolaridade mínima exigida: ensino médio em curso).

A capacitação para atendimento ao cliente será oferecida entre os dias 1º e 10 de novembro (20 horas – escolaridade: ensino fundamental completo).

O curso de Educação Ambiental e Sustentabilidade será promovido de 11 a 17 de novembro (20 horas – escolaridade: ensino fundamental completo).

O secretariado terá início em 18 de novembro com término no dia 24 (20 horas – escolaridade: ensino médio em curso).

A capacitação para formação em costureiro assistente poderá ser feita entre 25 de outubro e 24 de novembro (80 horas – nenhuma escolaridade exigida).

O curso de Eletricista predial assistente acontece de 25 de outubro a 24 de novembro (80 horas – escolaridade: ensino médio em curso) assim como o de mecânico de motos assistente (80 horas – escolaridade: ensino médio em curso) e pedreiro de alvenaria (80 horas – nenhuma escolaridade exigida).

O curso de confeiteiro está marcado para ocorrer entre os dias 25 de outubro a 16 de novembro (60 horas – escolaridade: séries iniciais do fundamental) e o de artesanato entre os dias 21 e 24 de novembro (8 horas – nenhuma escolaridade exigida).

COZINHA BRASIL

Também chega ao município no final do mês que vem o ‘Cozinha Brasil’ que oferece cursos de curta e média duração gratuitos à população para o ensino da prática de uma alimentação nutritiva e saudável. A iniciativa acontece juntamente com o programa Escola Móvel. Além de receitas fáceis e gostosas, os alunos também aprendem a: escolher os alimentos por seu valor nutritivo, preço e apresentação; aproveitar integralmente os alimentos, reduzindo o desperdício; preparar refeições observando a limpeza e preservando o sabor e os nutrientes dos alimentos; consumir alimentos em quantidade adequada e sob condições de higiene; promover a melhoria da renda familiar.

Em apenas três anos, foram capacitados mais de 340 mil alunos em mais de 900 municípios em todo o Brasil e a demanda por cursos e participação em eventos não para de crescer. Atualmente, o Cozinha Brasil tem 30 unidades móveis em funcionamento e 216 profissionais de nível superior envolvidos. Em Araguari, o Curso será realizado de 21 a 23 de novembro, nos turnos vespertino e noturno.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: