Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Jovem Aprendiz: estudantes participam de palestra voltada a prevenção às drogas

qui, 1 de setembro de 2016 05:00

Da Redação

Jovens e adolescentes araguarinos estão empenhados na busca pela qualificação profissional e por uma oportunidade no mercado de trabalho. Para isso, eles estão participando dos cursos disponibilizados pelo programa Jovem Aprendiz, promovido pela Rede Cidadã, por meio da ICASU – Instituição Cristã de Assistência Social, unidade Araguari. As aulas estão em andamento.

Na última semana, os estudantes com idade entre 14 a 24, receberam a equipe da secretaria de Políticas Sobre Drogas. Na ocasião, a psicopedagoga e coordenadora do departamento de Prevenção, Rosália Resende de Souza Santana, ministrou uma palestra voltada aos malefícios e combate ao uso de drogas. De acordo com o secretário Diogo Leal, os alunos também puderam tirar suas dúvidas e compartilhar informações com os demais colegas.

Além da qualificação dos jovens, os estudantes receberam orientações sobre a prevenção primária às drogas

Além da qualificação dos jovens, os estudantes receberam orientações sobre a prevenção primária às drogas

 

“Além do trabalho de qualificação dos jovens, a secretaria se preocupa em orientá-los por meio da prevenção primária às drogas. A nossa intenção é contribuir para a qualidade de vida, tanto profissional quanto pessoal e familiar destas pessoas, além de contribuir com a autonomia financeira por meio dos cursos de qualificação,” disse.

Segundo ele, novas turmas serão abertas ainda este ano, para atender aos demais interessados. A expectativa é de que as aulas para os cursos para auxiliar de estoque e auxiliar administração aconteçam em novembro. As inscrições são feitas na sede da ICASU, que atualmente está situada  IMEPAC Araguari (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos – antiga Unipac). Assim, basta que o interessado tenha em mãos cópias da Carteira de Identidade, CPF, comprovante de endereço e também de escolaridade. Os pais ou responsáveis pelo candidato também precisam apresentar seus documentos pessoais.

Não há exigência quanto à habilidade específica, entretanto é necessário que o candidato esteja matriculado, pelo menos no 8º ano do ensino fundamental. As disciplinas oferecidas são de matemática, informática básica, ética, empreendedorismo, relações humanas no trabalho, noções de oratória, oficina de talentos, oficina de leitura e produção de textos. No final do curso, os alunos são encaminhados para o mercado de trabalho, conforme os resultados obtidos nas avaliações de caráter de formação e amadurecimento de competências. Nesta etapa, os jovens terão oportunidades como auxiliar de estoque e no setor administrativo.

Ainda segundo o secretário, o projeto Jovem Aprendiz teve início em 2013, tendo como missão proporcionar ao adolescente araguarino a inserção no mercado de trabalho. Em 2013, passaram pelo curso de formação em torno de 130 jovens. O numero subiu para 180 jovens no ano seguinte. Posteriormente, em 2015, os cursos receberam 300 jovens.
Conforme os dados da ICASU, neste ano 316 jovens foram atendidos pelo projeto. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3690 3210.

Jovem Aprendiz

Mais do que uma obrigação legal, a contratação de jovens aprendizes é uma responsabilidade social e atualmente, Araguari conta com várias empresas que oferecem esta oportunidade para adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade social.

O Jovem Aprendiz é apoiado pela Lei nº 10.097/2000, de Aprendizagem. A Lei determina que empresas de qualquer natureza contratem jovens de 14 a 24 anos, para capacitação profissional (prática e teórica) cumprindo cotas que variam de 5% a 15% do número de funcionários efetivos qualificados. Além disso, o programa faz parte também de uma estratégia de prevenção ao uso de drogas e combate à violência desenvolvida pela prefeitura.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: