Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Empresas de mototáxi têm nova oportunidade para atuar legalmente

ter, 9 de agosto de 2016 05:12

Da Redação

A prefeitura iniciou processo de licitação para a regulamentação do serviço de mototáxi no município em 2014. No entanto, a falta de apresentação de documentos necessários por parte das empresas inscritas resultou em prorrogação da regulamentação.

Conforme edital de concorrência publicado no Correio Oficial do dia 5 de agosto, novo processo, no mesmo molde que o primeiro, está aberto para conceder permissão dos serviços de transporte individual remunerado.

Regulamento da prefeitura traz obrigatoriedade de lei federal

Regulamento da prefeitura traz obrigatoriedade de lei federal

 

Empresas interessadas em conseguir a licença para exercer o serviço devem procurar o departamento de Licitações e Contratos, situado na rua Virgílio de Melo Franco, 550, Centro. Para atuar dentro da legalidade imposta pelo governo federal, os responsáveis precisam cumprir algumas adequações previstas pelo município.

Documentos de habilitação e propostas deverão ser entregues no departamento de Licitações e Contratos até às 14h do dia 12 de setembro, momento em que acontecerá a abertura dos envelopes para concessão da autorização.

O regulamento da prefeitura traz a obrigatoriedade da lei federal. Dentre as exigências estão: o uso das camisetas de cores diferentes para identificar o ponto do mototaxista; adequações de espaço nos estabelecimentos; apresentação de ao menos dois anos de habilitação na categoria “A”; dispositivos corta-pipa fixados no guidom do veículo; equipamentos de proteção; baú ou grelha para transporte de cargas, com fita reflexiva nas laterais e traseira; e aparelhos retro reflexivos para capacete e colete. O descumprimento das exigências é cabível de multa, assim como apreensão da moto e suspenção da CNH. Caso o mototaxista não siga os padrões, poderá ser autuado.

Conforme informações da Settrans (secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana) existem estabelecimentos que não comportam sequer três pessoas. Portanto, é preciso haver um local com as condições necessárias para o ser humano, com banheiro, água potável e higiene.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: