Secretário estadual participa do lançamento de novos cursos da Uaitec
qua, 12 de fevereiro de 2014 00:24Evento marcado para quinta-feira, 13, amplia
conteúdos de graduação em Araguari
P.J. GODOY – O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, desembarca nesta quinta-feira, 13, em Araguari. O motivo da visita é o lançamento dos cursos de graduação da Universidade Aberta e Integrada (Uaitec) de Minas Gerais.
Durante o evento, o secretário deve anunciar novos conteúdos que serão oferecidos em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Com mais de 20 anos de experiência no ensino à distância, a instituição irá ministrar cursos de graduação tecnológica, a fim de ampliar ainda mais o acesso à educação. Foi o que informou o coordenador geral da unidade da Uaitec em Araguari, Ubiratan Coutinho.
“A previsão é que os estudos sejam iniciados a partir de março. Todos os cursos serão gratuitos, tendo em vista que serão ministrados por universidades estaduais e federais. Existe a perspectiva de uma expansão dos conteúdos, atraindo ainda mais os estudantes da região. O que podemos afirmar é que posteriormente, disciplinas de até 15 renomadas faculdades internacionais serão abordadas”, adiantou.
Com base na afirmação do coordenador, as aulas fazem parte do Moocs – Cursos Abertos Online – que aproxima os melhores docentes do mundo aos alunos. Entre as universidades credenciadas, estão a Berkeley, Stanford e MIT, dos Estados Unidos.
Com a chegada dos novos cursos, a Uaitec consolida mais uma etapa da programação, com aulas de tecnólogos e graduação. Ainda de acordo com Ubiratan Coutinho, as vagas de acesso ao ensino superior podem refletir uma nova realidade local.
“Desde que a estrutura foi liberada para a comunidade no início deste ano, temos uma adesão considerável, com média de 30 a 40 pessoas atendidas diariamente. Nossa expectativa é que a procura aumente ainda mais com a chegada dos cursos superiores e pós-graduação. Temos vários alunos que deixam o município para estudar em outras cidades e esperamos que esse processo seja inverso em um futuro próximo. Com um atrativo e uma demanda maior nos serviços, acredito que possa haver um reflexo até na geração de empregos da cidade”, vislumbrou.
Até então, cerca de 70 cursos de capacitação profissional são difundidos na unidade. Para participar, basta que o interessado, com idade mínima de 16 anos, acesse a página e preencha o cadastro pelo endereço: www.inclusaodigital.mg.gov.br. Ao término das aulas, o estudante pode conseguir o certificado pelo próprio site. Conforme apurou a reportagem, a disciplina mais procurada em Araguari é a de Tecnologia da Informação e Comunicação.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Polícia Civil investiga caso de suposta pedofilia cometida por ex-servidor público sex, 18 de outubro de 2024
- Rodovia tem trânsito parado para reconstituição de mortes após tiroteio com a PM sex, 18 de outubro de 2024
- Motoristas não colaboram e acidentes seguem sendo registrados na BR-050 sex, 18 de outubro de 2024
- Dando sequência a série de entrevistas dos eleitos no último dia 6 de outubro, hoje nosso entrevistado é o jovem Guilherme Santana. qua, 16 de outubro de 2024
- Entenda a importância do Networking para o crescimento dos seus negócios qua, 16 de outubro de 2024
- Suspeitos de furtos de drogas e arma são presos na BR-365 qua, 16 de outubro de 2024
- Coluna: Radar (15/10) ter, 15 de outubro de 2024
- Campanha Natal sem Fome une forças para transformar o Natal de famílias carentes araguarinas ter, 15 de outubro de 2024
- Polícia Militar registra várias ocorrências graves no final de semana ter, 15 de outubro de 2024
- Sepultado no domingo, o corpo de homem que caiu em cisterna na comunidade Quinca Mariano ter, 15 de outubro de 2024
> > Veja mais notícias...
Muito bom para a nossa cidade, pena que não tem emprego nem para os já formados imagine para esses novos profissionais.
Infelizmente nossa cidade não tem uma estrutura que comporte todos os profissionais que se formam a cada ano e com isso o êxodo de Araguari e uma realidade. Ou os profissionais mudam para Uberlândia ou cidades vizinhas que oferecem mais recursos ou infelizmente são obrigados a ocuparem cargos completamente diferentes de suas formações.