Secretário estadual participa do lançamento de novos cursos da Uaitec
qua, 12 de fevereiro de 2014 00:24Evento marcado para quinta-feira, 13, amplia
conteúdos de graduação em Araguari
P.J. GODOY – O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nárcio Rodrigues, desembarca nesta quinta-feira, 13, em Araguari. O motivo da visita é o lançamento dos cursos de graduação da Universidade Aberta e Integrada (Uaitec) de Minas Gerais.
Durante o evento, o secretário deve anunciar novos conteúdos que serão oferecidos em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Com mais de 20 anos de experiência no ensino à distância, a instituição irá ministrar cursos de graduação tecnológica, a fim de ampliar ainda mais o acesso à educação. Foi o que informou o coordenador geral da unidade da Uaitec em Araguari, Ubiratan Coutinho.
“A previsão é que os estudos sejam iniciados a partir de março. Todos os cursos serão gratuitos, tendo em vista que serão ministrados por universidades estaduais e federais. Existe a perspectiva de uma expansão dos conteúdos, atraindo ainda mais os estudantes da região. O que podemos afirmar é que posteriormente, disciplinas de até 15 renomadas faculdades internacionais serão abordadas”, adiantou.
Com base na afirmação do coordenador, as aulas fazem parte do Moocs – Cursos Abertos Online – que aproxima os melhores docentes do mundo aos alunos. Entre as universidades credenciadas, estão a Berkeley, Stanford e MIT, dos Estados Unidos.
Com a chegada dos novos cursos, a Uaitec consolida mais uma etapa da programação, com aulas de tecnólogos e graduação. Ainda de acordo com Ubiratan Coutinho, as vagas de acesso ao ensino superior podem refletir uma nova realidade local.
“Desde que a estrutura foi liberada para a comunidade no início deste ano, temos uma adesão considerável, com média de 30 a 40 pessoas atendidas diariamente. Nossa expectativa é que a procura aumente ainda mais com a chegada dos cursos superiores e pós-graduação. Temos vários alunos que deixam o município para estudar em outras cidades e esperamos que esse processo seja inverso em um futuro próximo. Com um atrativo e uma demanda maior nos serviços, acredito que possa haver um reflexo até na geração de empregos da cidade”, vislumbrou.
Até então, cerca de 70 cursos de capacitação profissional são difundidos na unidade. Para participar, basta que o interessado, com idade mínima de 16 anos, acesse a página e preencha o cadastro pelo endereço: www.inclusaodigital.mg.gov.br. Ao término das aulas, o estudante pode conseguir o certificado pelo próprio site. Conforme apurou a reportagem, a disciplina mais procurada em Araguari é a de Tecnologia da Informação e Comunicação.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Filarmônica de Varginha em turnê histórica sáb, 13 de dezembro de 2025
- Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar sex, 12 de dezembro de 2025
- Araguari terá novo reajuste nas contas de água e esgoto a partir de 2026 sex, 12 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 12 DE DEZEMBRO sex, 12 de dezembro de 2025
- Jogo do ARAGUARI VÔLEI EVA contra Praia Grande é adiado sex, 12 de dezembro de 2025
- Anabolizantes e aparelhos celulares são apreendidos com grupo de Araguari sex, 12 de dezembro de 2025
- Prefeitura, IMEPAC e Polícia Civil iniciam parceria para proteger jovens dos riscos digitais sex, 12 de dezembro de 2025
- Agora é Lei! Vereador Guilherme Santana tem Lei sancionada: Política Municipal de Prevenção de Quedas entre Pessoas Idosas e tem aprovado Projeto de Lei sobre Conscientização da Psoríase sex, 12 de dezembro de 2025
- RADAR – 12 DE DEZEMBRO sex, 12 de dezembro de 2025
- Motorista morre em capotamento de carreta na BR-050 entre Araguari e Uberlândia sex, 12 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...


Muito bom para a nossa cidade, pena que não tem emprego nem para os já formados imagine para esses novos profissionais.
Infelizmente nossa cidade não tem uma estrutura que comporte todos os profissionais que se formam a cada ano e com isso o êxodo de Araguari e uma realidade. Ou os profissionais mudam para Uberlândia ou cidades vizinhas que oferecem mais recursos ou infelizmente são obrigados a ocuparem cargos completamente diferentes de suas formações.