Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Departamento de Epidemiologia prepara campanha de vacinação antirrábica

ter, 2 de agosto de 2016 05:10

Da Redação

A Campanha de Vacinação Antirrábica em Araguari foi confirmada pela secretaria de Saúde e será promovida a partir do dia 20 de agosto, pelo departamento de Epidemiologia, com apoio de agentes de endemias. A iniciativa é voltada à imunização de cães e gatos do município contra a raiva. A mobilização se estende até o dia 20 de setembro.

A Campanha de Vacinação Antirrábica terá início no dia 20 de agosto em Araguari

A Campanha de Vacinação Antirrábica terá início no dia 20 de agosto em Araguari

 

De acordo com a médica veterinária Fabiane Alves Ferreira, a população deve comparecer aos pontos de vacinação com os cães e gatos que tenham mais de três meses de idade. Caso os animais estejam doentes ou debilitados, os proprietários precisam aguardar a melhora deles. Não há contraindicação para animais gestantes e em fase de amamentação. Em 2014, a campanha não foi realizada porque o Ministério da Saúde não liberou as vacinas. No ano seguinte, Araguari recebeu 21 mil doses.

Para isso, a área urbana foi divida em quatro setores, que receberão 22 postos fixos de vacinação por setor onde os proprietários deverão levar seus animais para serem vacinados. Conforme a programação, a vacinação será feita aos sábados nas seguintes datas: 20 e 27 de agosto e também, nos dias 3, e 10 de setembro das 8h às 17h.

A orientação da veterinária é para que os donos levem os animais usando focinheira e coleiras, evitando tumultos, uma vez que haverá cães e gatos no mesmo local.

Na zona rural a campanha ocorrerá no período de 20 de agosto a 20 de setembro entre 8h e 17h, exceto nos domingos e feriados.  Nos distritos de Amanhece e de Piracaíba a vacinação ocorrerá no dia 10 de setembro, das 8h às 17h. “Nestes distritos e na zona rural, a vacinação será realizada nas residências pelos agentes de endemias da secretaria de Saúde,” disse.

A raiva é uma doença letal para animais e seres humanos, a vacina é a única opção para prevenir a doença. A contaminação acontece através da mordida ou contato com a saliva de cães e gatos doentes. “A diminuição dos casos de raiva em todo o mundo se deve a essas campanhas. As pessoas agredidas por cães devem procurar atendimento médico e precisam colocar o animal em observação, pois é uma doença que não tem cura,” ressaltou.

O vírus afeta o sistema nervoso central, causa um quadro clínico característico de encefalite aguda, decorrente da sua multiplicação entre os neurônios. Não há tratamento comprovadamente eficaz para a raiva. Nos raros casos em que houve melhora, a assistência médica implica em altos gastos. Poucos pacientes sobrevivem à doença, a maioria com sequelas graves.

Confira os postos de Campanha de Vacinação Antirrábica em Araguari:

.

.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: