Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Corpo de Bombeiros registra incêndio de grande proporção em fazendas de Araguari

qui, 28 de julho de 2016 05:58

Da Redação

A 3ª Companhia de Corpo de Bombeiros atendeu na tarde de terça-feira, 26, a uma ocorrência de incêndio nas imediações de duas propriedades rurais, situadas nas proximidades do Clube Pica Pau, em Araguari. O fogo atingiu a vegetação de cerrado que abrange a propriedade Fazenda dos Verdes e parte da Fazenda São José.

Chegando ao local, por volta das 13h, duas equipes do pelotão, em um total de sete homens, atuaram no combate direto às chamas. De acordo com o comandante da 3ª Companhia, capitão Fabrício Silva Araújo, foi necessário o uso de abafadores, bombas costais e equipamentos adquiridos recentemente pela 3ª Companhia para atender a estas situações de risco.

“Trata-se de incêndio florestal em um local com relevo acidentado. Com a baixa umidade relativa do ar, a alta temperatura e os ventos fortes, as chamas se propagaram de maneira considerável”, explicou capitão Fabrício Silva Araújo.

Os militares combateram um incêndio florestal de grandes proporções em propriedades rurais próximo ao Clube Pica-Pau

Os militares combateram um incêndio florestal de grandes proporções em propriedades rurais próximo ao Clube Pica-Pau

 

O incêndio de grande proporção se alastrou rapidamente e atingiu pastos, vegetação rasteira e arbustos. Felizmente, foi contido antes de alcançar residências próximas e uma Área de Preservação Ambiental (APP). Segundo os militares que acompanharam a ocorrência, foi queimada uma área de aproximadamente 150 mil metros², sendo um total de cinco hectares de mata e vegetação. Durante o incidente, ninguém se feriu.

A perícia ainda não confirmou se o incêndio foi criminoso ou acidental. Em entrevista recente, o assessor de Comunicação do Corpo de Bombeiros, subtenente Lucenildo Batista Alves, disse que neste período do ano é crescente o número de acidentes devido ao período de seca. Os casos ocorrem principalmente em pastagens. “Quando o capim está seco, até uma lata de refrigerante ou uma lente de óculos que é descartada, pode esquentar com o Sol, principiar um incêndio, se alastrar e tomar grandes proporções”.

O bombeiro também solicita que as pessoas não descartem materiais como cigarro e latas de refrigerante nas laterais das rodovias. “Esses objetos podem causar incêndios. Também pedimos para que os fazendeiros façam aceiros nas laterais das rodovias e nas divisas com as fazendas vizinhas, para evitar que os incêndios se alastrem,” ressaltou.

Em casos de incêndio, o militar recomenda que os fazendeiros acionem o Corpo de Bombeiros imediatamente. “Se for identificado em alguma pastagem, a pessoa deve nos acionar através do número 193 e não tentar combater o fogo sozinho,” disse.

Outros Incêndios

Incêndios começaram a devastar áreas verdes de Minas Gerais. O estado de Minas Gerais está em alerta devido ao grande número de ocorrências. Nas unidades de conservação estaduais, foram identificados 1.776 focos de calor este ano, número 27,2% superior aos 1.396 registrados no mesmo período do ano passado.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: