Baixas temperaturas não afetam lavouras de café em Araguari
qua, 27 de julho de 2016 05:13Da Redação | Com Assessoria
Produtores de café em Campos Altos, no Alto Paranaíba, tiveram muito prejuízo devido à geada que caiu sobre a cidade na semana passada
Araguari e Monte Carmelo estão entre as cidades da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba que não tiveram sua produção cafeeira afetada pelas baixas temperaturas dos últimos dias, cenário diferente do ocorrido no Sul de Minas Gerais, onde lavouras foram destruídas pela forte geada.
O presidente da ACA (Associação dos Cafeicultores de Araguari), Claudio Morales Garcia, disse que a região de Araguari não terá impactos. Segundo destacou, há anos isto não acontece no município. “As temperaturas não tem sido baixas a ponto de destruir lavouras, portanto, não há indícios de prejuízos”.

Araguari é referência em cafés produzidos com qualidade
Por outro lado, o presidente apontou problemas devido à seca, mas sua previsão é de que o clima não impeça o bom desenvolvimento deste setor. “A nossa região está muito seca. Mas a perda não será considerável, pois possuímos irrigação e isto evita os transtornos”, explicou.
A diretora da Cooperativa dos Cafeicultores do Cerrado (Coocacer), Evanete Peres Domingues, também informou que os cooperados da região não tiveram perdas na produção de café ocasionadas pela queda de temperatura, porém afirmou que existe estimativa de queda de até 15% na safra desse ano, causada por outros fatores. “Passamos por um período muito grande sem chuva e com Sol muito forte. Por isso, a peneira (grãos que não tiveram bom desenvolvimento) está maior e vamos precisar de mais grãos para compor o kg de café”, disse a produtora, que possui uma lavoura de café de 200 hectares.
Produtores de café em Campos Altos, no Alto Paranaíba, tiveram muito prejuízo devido à geada que caiu sobre a cidade na semana passada. A formação de cristais de gelo nas plantas atingiu várias fazendas em uma área de pelo menos 1.200 hectares de cafezal. A estimativa do Sindicato Rural é que a geada tenha atingido pelo menos 4 milhões de pés e gerado um prejuízo que passa de R$1,5 milhão para alguns produtores.
De acordo com o produtor rural Renato Caetano Domingos, não geava com essa intensidade há aproximadamente 15 anos. “Foram queimados 150 mil pés de café em cerca de uma hora. É um susto, uma sensação de vazio porque é um trabalho de uma vida”, contou.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Deputado Raul Belém promoverá audiência pública para debater a internet no campo e os desafios do setor sucroenergético qui, 13 de agosto de 2026
- Prefeitura orienta sobre novo sistema para protocolo de Alvarás de Construção qui, 13 de agosto de 2026
- ALAA celebra 58 anos de história com novos acadêmicos e amplia presença de Araguari na literatura regional qui, 13 de agosto de 2026
- Obras de saneamento levam mais infraestrutura e qualidade de vida aos moradores do bairro Vieno qui, 13 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 13 DE AGOSTO qui, 13 de agosto de 2026
- MOMENTO DO VÔLEI- 13 DE AGOSTO qui, 13 de agosto de 2026
- Araguari conquista título estadual no basquete feminino dos JEMG qui, 13 de agosto de 2026
- Renato Bnegas cobra melhorias em estradas rurais e reforça pedido de manutenção na Ponte Preta e Taquaral qui, 13 de agosto de 2026
- Araguari conquista três medalhas no Campeonato Goiano de Boxe qui, 13 de agosto de 2026
- Cascalho Rico amplia sistema de captação de esgoto e busca implantação de estação de tratamento qui, 13 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...