Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Radar – Fechando o cerco

ter, 5 de julho de 2016 05:02

capa radar1

FECHANDO O CERCO

Na primeira semana do mês de julho, os partidos aumentaram o tom das conversas visando as eleições de outubro. A tendência é que até final deste mês seja definido quem vai caminhar com quem.

SEM PRESSA

Com um convite em aberto ao empresário Janfredo Nader para ser vice em sua pretensa candidatura à reeleição, o prefeito Raul Belém (PP) age como um “iceberg” em relação a essa definição e vem imprimindo um ritmo acelerado de pré-campanha.

ESFRIOU DE VEZ

Pelo visto, uma possível união entre o PMDB de Marcos Coelho com o PSB de Clayton Fernandes é cada vez mais distante e difícil. Coelho e pessoas ligadas aos médicos tiveram um encontro, mas a coisa não teria caminhado e essa hipótese estaria descartada.

PRÓS…

Quem teria dado uma boa aproximada do PMDB nos últimos dias, é o ex-prefeito Marcos Alvim (PR) que também é pretenso candidato a prefeito. Alvim, que ainda tem seu nome ventilado por parte do Palácio como opção de vice na pretensa chapa de reeleição do atual prefeito, nunca escondeu que ouviria Raul Belém em relação a projeto político. No entanto, Alvim tem a preferência por parte do PMDB para compor chapa com Marcos Coelho, isso em uma eventual disputa a ponto de Marcos Coelho e Alvim estarem se falando e se encontrado no rancho de um político da cidade comentado aqui dias atrás.

…E CONTRA

Por outro lado, a boa relação entre o deputado Arnaldo Silva (PR) e o prefeito Raul Belém  seria a razão de tranquilidade do Palácio sobre uma eventual união entre “Marcão” e Alvim. Isso porque Arnaldo estaria na condição de padrinho político de Alvim no PR.

VACINADO

Independente de sua escolha, Alvim espera ataques de adversários — algo que segundo ele, sente-se calejado para enfrentar a ponto de garantir jogo de cintura para se defender de acusações. Pelo menos um partido não esconde que irá cobrar a recente sentença contra Alvim que cassou seus direitos políticos por dez anos. Mesmo assim, o ex-prefeito vem carregando com ele uma certidão negativa atualizada da Justiça Eleitoral garantindo a ele o direito de disputar uma eleição. Apenas como registro, a sentença trata de pagamento de mídias da prefeitura a uma emissora de rádio na gestão do ex-prefeito que possuía cotas na emissora, mas defende que a emissora foi contratada por uma agência e não pela prefeitura.

TIGRÃO NA ÁREA

Marlos Fernandes (PPS) literalmente entrou no “cardápio” de opção para vice do PMDB neste final de semana e essa é uma informação do próprio Marcos Coelho a esta coluna. Sabe-se que o PPS de Marlos ainda não definiu seu destino na política mesmo com uma leve tendência em seguir o PMDB que deve definir o nome do seu vice até final deste mês.

E-MAIL RECEBIDO

“Eu recebo para ser o vice-prefeito de Araguari e não para bajular ou apoiar o prefeito, minha função é defender os interesses da cidade e não do governo, esse serviço deve ser realizado por outros que não tiveram votos e precisam defender o emprego!”

Do vice-prefeito Werley Macedo (PSB).

ANTECIPANDO

O PDT dos pré-candidatos (prefeito e vice) Nilton Eduardo e “Carvalho Brazuca” entrou o mês de julho na definição de nomes para ocupar as secretarias caso tenham suas candidaturas homologadas e logicamente saiam vitoriosos nas urnas.

DADOS

De janeiro a maio deste ano, os pequenos negócios demitiram 48 mil funcionários no país. Em maio, pelo terceiro mês consecutivo, o número de demissões nas micro e pequenas empresas sofreu uma queda e representou 10,7% do saldo negativo total de empregos para o período. Os dados, divulgados nesta segunda-feira, 4,  são do levantamento mensal feito pelo Sebrae, com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. De acordo com o Sebrae, no mês de maio, foram encerradas 7,7 mil vagas de trabalho. Esse número é 88% inferior ao das médias e grandes empresas que tiveram um saldo negativo de vagas de emprego de 66,2 mil. O único setor que registrou saldo positivo de empregos gerados pelos pequenos negócios foi a Agropecuária, que criou 30,7 mil novas vagas. Apesar de os pequenos negócios terem acumulado um saldo negativo de 48,8 mil empregos, de janeiro a maio deste ano, as micro e pequenas empresas que atuam no setor de Serviços e na Agropecuária registraram saldos positivos na geração de empregos de, respectivamente, 76,8 mil e 56,7 mil, nesse mesmo período. Ou seja, mais contrataram do que demitiram, destacando-se sobre as demais empresas dos outros setores da economia brasileira.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: