Conferência em Araguari irá discutir caminhos para uma cidade mais justa e inclusiva
sáb, 2 de julho de 2016 05:17Da Redação
Araguari está se preparando para a 6ª Conferência Municipal das Cidades, que será na próxima terça-feira, 5 de julho, no auditório da Policlínica Dr. Oabi Gebrim. O evento está marcado para acontecer das 8 às 17h e contará com palestras e mesa redonda, propondo a discussão do tema junto aos setores da sociedade araguarina.

Araguari está se preparando para a 6ª Conferência Municipal das Cidades
Com o tema nacional ‘A função social da cidade e da propriedade’ e o lema ‘Cidades inclusivas, participativas e socialmente justas’, a 6ª Conferência das Cidades tem como objetivo avaliar, debater e propor de forma democrática soluções e estratégias para a melhor compreensão da função social da cidade.
Na ocasião, serão abordadas questões como o planejamento e ordenamento urbano, a participação dos cidadãos nos rumos da cidade, qualidade de vida, dentre outros tópicos. O evento é aberto a toda população. Também será aguardada a presença de autoridades, representantes das municipais, vereadores e demais órgãos do poder público e sociedade civil. As inscrições poderão ser feitas no local.
De acordo com informações da assessoria de comunicação da Prefeitura, a participação da população é fundamental para a realização de um planejamento democrático para a cidade, uma vez que o evento fomenta a discussão da necessidade da aplicação, melhoria constante da política urbanística dos municípios.
Durante a Conferência Municipal, ao final da programação, serão definidas propostas prioritárias que serão encaminhadas à Conferência Estadual, que vai acontecer em março de 2017. Além disso, serão eleitos delegados que representarão Araguari na capital. Posteriormente, as propostas estaduais serão discutidas na Conferência Nacional, em Brasília, e se transformarão em documento para subsídio das ações governamentais e legislativas.
A Conferência Municipal da Cidade acontece a cada três anos. O Regimento da 6ª Conferência Nacional das Cidades, aprovado pelo ConCidades, Resolução Normativa nº 19, de 18 de setembro de 2015, é o documento balizador da realização do evento.
O tema
A função social da cidade e da propriedade foi escolhida como eixo condutor deste ciclo de Conferências das Cidades porque ela é o ponto central para o tema do desenvolvimento urbano orientado para a inclusão e a justiça social. Pode-se dizer que a cidade cumpre sua função social quando o acesso a bens, serviços, equipamentos, espaços públicos, sistemas de transporte e mobilidade, saneamento básico e habitação se dá de forma relativamente equânime pelo conjunto da população, de forma justa e democrática.
2 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Radares aplicam mais de 75 mil multas em JF qui, 13 de agosto de 2026
- Nadim Donato leva defesa da concorrência leal a debate nacional qui, 13 de agosto de 2026
- Deputado Raul Belém promoverá audiência pública para debater a internet no campo e os desafios do setor sucroenergético qui, 13 de agosto de 2026
- Prefeitura orienta sobre novo sistema para protocolo de Alvarás de Construção qui, 13 de agosto de 2026
- ALAA celebra 58 anos de história com novos acadêmicos e amplia presença de Araguari na literatura regional qui, 13 de agosto de 2026
- Obras de saneamento levam mais infraestrutura e qualidade de vida aos moradores do bairro Vieno qui, 13 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 13 DE AGOSTO qui, 13 de agosto de 2026
- MOMENTO DO VÔLEI- 13 DE AGOSTO qui, 13 de agosto de 2026
- Araguari conquista título estadual no basquete feminino dos JEMG qui, 13 de agosto de 2026
- Renato Bnegas cobra melhorias em estradas rurais e reforça pedido de manutenção na Ponte Preta e Taquaral qui, 13 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...
Boa tarde pessoal,
Qual teria sido o critério para participação nessa “Conferência”?
Porque alguns radialistas conhecidos da cidade (inclusive da Rádio Planalto!) sequer ficaram sabendo desta atividade, entraram em contato perplexos, questionando se eu sabia do evento (estou como presidente da APROAMA – Associação de Proteção dos Animais e Meio Ambiente, de Araguari) e não fomos notificados desta importante atividade participativa em nosso município.
Há de se questionar o porquê de uma “ação nos bairros” ser divulgada em rádio, carros de som, Facebook e tudo o mais e uma Conferência da Cidade, de suma importância ao desenvolvimento sustentável de Araguari não ter igualmente uma ampla divulgação…
Estão cerceando o direito do cidadão de participar do Planejamento Participativo em sua cidade e isso é muito grave!
Estes são instrumentos de planejamento urbano e de participação popular na elaboração das políticas de desenvolvimento das cidades. Triste ver a falta de divulgação desses eventos e acima de tudo a não participação dos nossos políticos. O prefeito esteve presente? Secretários Municipais? Vereadores? Está aí uma ótima oportunidade de apresentar demandas e buscar verbas (estadual e federal) para garantir o desenvolvimento urbano adequado. Depois temos que ver a prefeitura falar em crise, falta de verbas e a falta de planejamento imperando em tudo. Temos estações de tratamento de esgoto que não funcionam, captação de esgoto ineficientes, terrenos abandonados no centro trazendo todo tipo de problemas, ausência de áreas verdes, ausência de arborização adequada… A única forma de uma cidade se desenvolver sustentavelmente é através da participação democrática das pessoas, onde irá se pensar e construir esses espaços urbanos.