Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Serviços prestados no Pronto Socorro serão encerrados em 1º de julho

qua, 29 de junho de 2016 05:42

Da Redação

Funcionamento da UPA: o que muda é a ampliação do atendimento, diz secretária

Os atendimentos da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Araguari terão início às 8h do dia 1º de julho, próxima sexta-feira. No mesmo horário, serão encerrados os serviços prestados no Pronto Socorro Municipal. No local, o atendimento vem ocorrendo normalmente. Em contrapartida, a construção da UPA será entregue nesta quinta-feira, 30, durante cerimônia promovida na praça da Constituição, às 17h.

Nesta quinta-feira acontece a entrega da construção da UPA

Nesta quinta-feira acontece a entrega da construção da UPA

 

De acordo com a secretária de Saúde Lucélia Rodrigues, a unidade funcionará 24 horas por dia, sete dias por semana e solucionará grande parte das urgências e emergências. O que muda com o funcionamento da UPA é a ampliação do atendimento e a disponibilidade de outras especialidades e equipamentos, que não estavam disponíveis no Pronto Socorro, como: pediatria, médico ortopedista e aparelho de ultrasson.

“Outra diferença está na prestação do serviço que será oferecido pela Missão Sal da Terra. É preciso ressaltar ainda que a população não terá prejuízos, pois, serão realizados atendimentos de média a alta complexidade na UPA,” disse.

Segundo a secretária, na unidade, o paciente socorrido tem seu problema controlado e os médicos detalham um diagnóstico. Após esse procedimento, os profissionais analisam se é necessário encaminhar o paciente a outra unidade. Aqueles que não se enquadrarem no atendimento da UPA serão encaminhados para as Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs).

“Geralmente, as pessoas buscam no Pronto Socorro, atendimentos que são próprios da Atenção Primária, oferecida nas unidades de saúde, como curativos, medição de pressão e outros, por isso, estamos reestruturando e planejando novos horários de atendimento para as unidades de saúde,” ressaltou.

Para isso, as UBSFs terão horário estendido até às 22h e contarão com profissionais concursados do Pronto Socorro que foram remanejados para unidade como polos as UBS’s dos bairros São Sebastião, Amorim, Goiás e Paraíso, além da Policlínica “Dr. Oabi Gebrim”. Assim, a população poderá buscar atendimento em uma unidade mais próxima à sua residência. “Inicialmente, planejamos estender o horário de quatro unidades e, posteriormente, ampliaremos ainda mais. Profissionais como enfermeiras, técnicos de enfermagem e administrativos foram remanejados para atender à demanda nas unidades,” disse.

Em relação à permanência do Pronto Socorro, a secretária afirmou que seu funcionamento não é permitido pelo Ministério da Saúde, sendo assim, o imóvel será entregue ao Corpo de Bombeiros e funcionará como sede da 3ª Companhia de Bombeiros.

“Os usuários do Sistema Único de Saúde podem ficar tranquilos, pois a administração municipal não está pensando em diminuir o atendimento, mas sim em melhorar a qualidade da saúde no município. Nesta primeira quinzena do mês de julho, pedimos a compreensão da população, pois, estaremos em um período de adaptação, com novos profissionais e em um novo e amplo local para melhor atender a população,” finalizou.

1 Comentário

  1. myhra disse:

    Não foi assim que se comenta pelas vias do pronto socorro.

Deixe seu comentário: