Terça-feira, 31 de Março de 2026 Fazer o Login

Secretário de Meio Ambiente esclarece corte de árvores no bairro Independência

sáb, 11 de junho de 2016 05:07

Da Redação

O corte de árvores promovido nesta semana pela prefeitura na avenida Debs Procópio, bairro Independência, gerou insatisfação entre moradores. Alguns deles procuraram emissoras de rádio locais para questionar a decisão, uma vez que as árvores de grande porte forneciam sombra e faziam parte da composição do canteiro central.

Moradores se indignaram com o corte de árvore no bairro Independência

Moradores se indignaram com o corte de árvore no bairro Independência

 

Apesar da indignação dos moradores, o secretário de Meio Ambiente, André Luiz Risse, ressaltou que estas árvores precisavam ser suprimidas, pois causam perigo à população e geram transtornos. “Suas raízes podem ir muito longe em busca de água e nesse caminho elas destroem o encanamento da rua, das casas, quebram as calçadas, derrubam muros e até mesmo podem sair pelo vaso sanitário das residências, segundo nos informaram,” comentou.

A espécie em questão é a “Fícus benjamina”, muito comum na cidade. A retirada dessas árvores atende à Lei municipal 5.259, de 27 de setembro de 2013. O texto prevê a proibição do plantio nos logradouros públicos e determina que elas sejam retiradas e substituídas por espécies adequadas até o dia 31 de dezembro de 2017. “Por enquanto vamos priorizar o corte daquelas que estão gerando mais transtorno,” explicou Risse.

A espécie Fícus benjamina pertence à família das moráceas, a mesma da amora, do figo e da fruta-pão. Ela é nativa da Ásia, árvore oficial de Bancoque, na Tailândia, e alcança mais de 30m de altura e 4m de diâmetro. Na Tailândia, há uma região onde existem árvores centenárias de Fícus. Percebe-se a dominância da espécie, pois nada mais cresce na área, abafada por sua impenetrável sombra e suas raízes que preenchem completamente o subsolo. Seu uso como árvore é indicado para parques e fazendas. Devido aos danos que provoca em áreas urbanas, seu plantio é proibido não só em Araguari, mas também em outras cidades.

Moradores que desejarem retirar a espécie de suas calçadas ou quintais precisam comunicar a secretaria de Meio Ambiente, para serem orientados por um fiscal. Conforme o secretário, o proprietário é responsável pelo serviço de corte. A prefeitura se encarrega apenas pela retirada dessas árvores em espaços públicos.

A lenha que restou do serviço feito no bairro Independência será destinada ao Viveiro Municipal. Ainda de acordo com o secretário, será feita a reposição com outras espécies adequadas para o plantio.

1 Comentário

  1. Antonio disse:

    Secretário de uma atenção no portal de Fatima 2, lá não tem arvore alguma na frente das casas .Onde precisa muito, é uma area nova que as arvores viriam a somar muito na qualidade do ar e na amenização do calor. La, necessita do olhar da secretaria do meio ambiente. Espero que algum responsável resolva essa questão que nem sequer é um problema depende apenas da boa vontade da prefeitura em reconhecer a necessidade de se plantar as arvores.

Deixe seu comentário: