Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Bombeiros e profissionais da saúde participam de curso para atuarem junto ao SAMU

qui, 2 de junho de 2016 05:00

Da Redação

Militares do Corpo de Bombeiros de Araguari participam durante esta semana de uma capacitação para atuarem em conjunto com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) que será instalado no município.  A preparação, realizada em Uberlândia, começou na manhã desta quarta-feira, dia 1º de junho e se estende até o dia 5.

Segundo informações do tenente Ésio Oliveira Ribeiro, esta é a segunda turma de militares participantes do curso de nivelamento de trabalho integrado com o SAMU. A capacitação conta ainda com a presença de outros profissionais como 150 concursados do SAMU, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas (motoristas).

O SAMU realizará o atendimento médico de vítimas de acidente e socorro domiciliar, incluindo zona urbana e rural

O SAMU realizará o atendimento médico de vítimas de acidente e socorro domiciliar, incluindo zona urbana e rural

 

Durante as atividades teóricas e práticas haverá abordagens com relação à dinâmica e motivos da implantação do SAMU, bem como, os diversos tipos de atendimento e procedimentos de cada um destes atendimentos. Os participantes receberão informações técnicas e orientações de saúde pública com ênfase na política de urgência e emergência, além de treinamento prático e operacional em oficinas ministradas por membros do serviço de atendimento.

“A iniciativa é voltada a aprimorar técnicas e disponibilizar conhecimentos atualizados aos militares, com o objetivo de proporcionar a excelência da prestação de serviço do Corpo de Bombeiros em conjunto com as equipes do SAMU,” disse.

Para a organização, a participação de profissionais que integram a Rede é fundamental para o nivelamento do atendimento. O SAMU foi concebido inicialmente para as grandes cidades e, hoje, os municípios mineiros contam com a mesma logística e qualidade do serviço, independentemente do número de habitantes que possuem, visando promover a linguagem única e mais integração entre os profissionais da Rede.

Sobre o início das atividades do Serviço de Atendimento em Araguari, o tenente afirmou que a orientação da diretora do Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo Norte (CISTRI), é que as instalações do SAMU sejam ocupadas a partir do dia 26 de junho. “A expectativa é de que as operações comecem no mês de julho,” ressaltou.

Araguari é um dos 28 municípios mineiros beneficiados com a instalação do Samu. A intenção do CISTRI é estruturar a rede de urgência e emergência em todo o território mineiro, com apoio do Corpo de Bombeiros. Existe a previsão de um investimento de aproximadamente 1 milhão de reais para reforma e adequação dos quarteis do CBMMG para receber o Samu.

As Unidades do CBMMG serão utilizadas como bases descentralizadas do Samu e sediarão Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA). Os telefonemas recebidos pelo 192 serão direcionados para a Central de Regulação Médica de Urgências em Uberlândia, que providenciará o atendimento. As ligações 193, originadas dos demais municípios, continuarão sendo direcionadas às Unidades do Corpo de Bombeiros mais próximas.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: