Quarta-feira, 25 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Araguari não antecipa campanha de vacinação contra gripe

ter, 26 de abril de 2016 08:30

Da Redação

Público prioritário a ser vacinado no município é de 28.266 pessoas

A campanha de vacinação contra a gripe tem início no próximo sábado, 30, em todas as Unidades Básicas de Saúde. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recomendou que a vacinação fosse antecipada nos municípios, porém, o medicamento ainda está em fase de distribuição.

De acordo com a coordenadora do departamento de Epidemiologia da secretaria de Saúde, Maria Lúcia Hirono, a expectativa é que a vacina esteja disponível a partir do dia 30. “As Regionais de Saúde do Estado fizeram um cronograma de distribuição para os municípios, então, estamos aguardando a vacina para o lançamento da campanha”.

Campanha termina no dia 20 de maio, podendo haver prorrogação do prazo

Campanha termina no dia 20 de maio, podendo haver prorrogação do prazo

 

O público alvo definido pelo Ministério da Saúde são crianças entre seis meses e cinco anos de idade, gestantes, mulheres com período de até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas (respiratórias, pulmonares, cardíacas e doenças imunodepressoras) e idosos a partir dos 60 anos. “As mulheres com período de até 45 dias após o parto e os portadores de doenças crônicas devem apresentar comprovante”.

Segundo a coordenadora, a meta do governo é que 80% do público alvo sejam vacinados. “A população a ser imunizada no município é de 28.266 pessoas, além dos profissionais da área de saúde que realizam o atendimento desses pacientes”. Em Minas Gerais, o total a ser vacinado é de 4,9 milhões de pessoas, sendo que, em 2015, a campanha atingiu 91% do público prioritário.

A campanha termina no dia 20 de maio, podendo haver prorrogação do prazo. “O Ministério da Saúde acompanha o andamento da vacinação, então, caso haja baixa cobertura nos municípios, pode haver prorrogação por mais dez dias, porém, essa vacina é esperada pela população desde o início do ano, principalmente após os casos de óbito por Influenza em São Paulo. Temos recebido ligações desde o início de março, quando o Ministério da Saúde ainda não havia marcado a data da campanha. Acredito que a população esteja bastante alerta e a procura pela vacina será grande”.

Lúcia Hirono explica, ainda, que existem dois tipos de vacina contra a gripe. “Temos a trivalente, que imuniza contra dois tipos de vírus A e um tipo de vírus B, e a quadrivalente, que imuniza contra dois tipos de vírus A e dois tipos de vírus B. A vacina quadrivalente não é oferecida pelo Ministério da Saúde, porém, pode ser encontrada em clínicas particulares”.

A coordenadora ressalta que a população deve tomar cuidados específicos para evitar a transmissão da gripe. “Estamos em um período de enfrentamento de vários tipos de vírus, mas ao contrário da dengue, que é transmitida pela picada do mosquito, a transmissão da gripe depende muito da questão da higienização, hidratação e boa alimentação. Também é importante ficar em locais mais arejados, evitar aglomeração e não ficar próximo de quem está gripado, pois a transmissão acontece através de gotículas, que podem vir de um espirro ou tosse”.

A coordenadora acrescenta que também é necessário estar atento aos sintomas da gripe. “A gripe começa com sintomas de um simples resfriado, mas com esses três tipos de vírus circulante no Brasil, a possibilidade de haver complicações dos sintomas é muito grande. A gripe pode desenvolver uma pneumonia, comprometendo os dois pulmões, o que leva o paciente a ter falta de ar e até mesmo a uma parada respiratória e óbito. É preciso ficar alerta, pois não sabemos quem está portando esse tipo de vírus. A taxa de mortalidade não é alta, mas não pode haver o descuido”.

O dia “D” da mobilização nacional para a imunização contra a gripe será realizado no dia 30. A secretaria de Saúde fará mutirão de vacinação nos postos de saúde das zonas rurais da Contenda e Piracaíba, das 8 às 17h. “As demais Unidades Básicas de Saúde do município estarão oferecendo a vacina durante a semana, das 8 às 17h. A população não pode se esquecer de levar o cartão de vacina e os portadores de doenças crônicas devem levar o atestado médico”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: