Araguarinos participam efetivamente de coleta de sangue
qua, 20 de abril de 2016 08:21Da Redação
Até o ano passado, André Luís Chagas, 44 anos, precisava ir ao Hemocentro em Uberlândia para doar sangue. Com a inauguração do Posto Avançado de Coleta Externa (PACE) o transtorno acabou.

Atendimento é feito por ordem de chegada
Em entrevista, ele comenta que a atitude solidária começou há cinco anos. “Ajudar o próximo nunca é demais. Sempre que posso faço a minha parte e participo das campanhas”, destacou.
Marcos Vinícius Cardoso, 18 anos, participou da coleta de sangue pela primeira vez. “Fui escalado para doar através do 2º Batalhão Ferroviário. Estou contente em colaborar”, ressaltou.
Segundo a coordenadora do PACE, Gersonina Marques Nunes, as atividades tiveram início às 7h30 desta terça-feira, 19, e em meia hora todas as fichas para doação estavam preenchidas. “A partir de maio haverá cinco coletas por mês. Iniciaremos no próximo dia 3”, adiantou.
Conforme informações, a equipe do Posto Avançado de Coleta é composta por médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem. Apesar da estrutura e da mão de obra viabilizada, as coletas contam com a supervisão dos profissionais de saúde do Hemocentro.
Durante as coletas também é realizado o cadastro dos doadores de medula óssea. “Em cada coleta aproximadamente 10% das pessoas se interessam em realizar o cadastro”, disse a coordenadora.
Um sistema informatizado cruza as informações genéticas dos doadores voluntários cadastrados no REDOME (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea) com as dos pacientes que precisam do transplante. Quando é verificada a compatibilidade, a pessoa é convocada para efetivar a doação.
O Posto Avançado de Coleta Externa funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 11h e das 13 às 17h na rua José do Patrocínio, 205, esquina com a rua Estrela do Sul, Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo número (34) 3690-3174.
Pré-requisitos para doar
É necessário ter entre 18 e 60 anos, boa saúde e pesar mais de 50 kg. Jovens de 16 e 17 anos podem doar, desde que os pais preencham um Termo de Consentimento, sendo necessário apresentar também uma xerox do documento de identidade dos pais.
Para doar, também é necessário que a pessoa não esteja em jejum, não tenha contraído hepatite após os dez anos de idade, não tenha Doença de Chagas, não tenha vivido situação de risco de AIDS, não tenha feito nenhum procedimento cirúrgico recente, dentre outros. Existem alguns medicamentos que impedem a doação, mas essa questão é analisada na triagem. Os homens que doaram sangue há mais de dois meses e as mulheres que doaram há mais de três meses, podem participar.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Radares aplicam mais de 75 mil multas em JF qui, 13 de agosto de 2026
- Nadim Donato leva defesa da concorrência leal a debate nacional qui, 13 de agosto de 2026
- Deputado Raul Belém promoverá audiência pública para debater a internet no campo e os desafios do setor sucroenergético qui, 13 de agosto de 2026
- Prefeitura orienta sobre novo sistema para protocolo de Alvarás de Construção qui, 13 de agosto de 2026
- ALAA celebra 58 anos de história com novos acadêmicos e amplia presença de Araguari na literatura regional qui, 13 de agosto de 2026
- Obras de saneamento levam mais infraestrutura e qualidade de vida aos moradores do bairro Vieno qui, 13 de agosto de 2026
- DA REDAÇÃO – 13 DE AGOSTO qui, 13 de agosto de 2026
- MOMENTO DO VÔLEI- 13 DE AGOSTO qui, 13 de agosto de 2026
- Araguari conquista título estadual no basquete feminino dos JEMG qui, 13 de agosto de 2026
- Renato Bnegas cobra melhorias em estradas rurais e reforça pedido de manutenção na Ponte Preta e Taquaral qui, 13 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...