Heels & Wheels – Primeira viagem de carro da história
ter, 8 de março de 2016 08:34No mês de março, rendemos homenagens às mulheres. Enche-nos de orgulho e admiração lembrar a luta da mulher ao longo dos tempos, por seus direitos, sua cidadania e igualdade. Nada mais justo do que lembrarmos também da mulher responsável por transformar uma experiência de garagem em um produto revolucionário. Esta é a história de Bertha Benz, a primeira pessoa a fazer uma viagem dirigindo um carro. Bertha era esposa de Karl Benz – o engenheiro e fundador da Mercedes. Vinda de uma família rica, Bertha ajudou a financiar o trabalho de Karl e a construção dos três protótipos iniciais e por isso estava muito envolvida com todo o processo. Karl vinha trabalhando havia quase duas décadas em sua “carruagem sem cavalos” e não queria promover os veículos antes que estivessem absolutamente perfeitos.
Então, numa manhã de agosto de 1888, ela acordou antes do marido, pegou o protótipo nº3 na oficina e foi visitar sua mãe que vivia a pouco mais de 100 km de distância, em Pforzheim. Com base nos relatos da esposa, após a volta da viagem de quatro dias, Benz fez melhorias no carro. A história da aventura da primeira piloto de testes do mundo levou uma multidão à oficina de Karl, dando início a uma revolução que ficou conhecida como indústria automobilística. (Texto originalmente publicado pela Antique Carros Clássicos, acesse nas redes sociais).
Invenções
Durante a viagem, o veículo apresentou diversos problemas, o que lhe exigiu muita criatividade. A mais famosa dessas dificuldades foi em relação aos freios que seu marido havia colocado na carroça: eles eram de madeira. Então, o que a esposa fez foi passar numa sapataria e pedir para que o sapateiro pregasse algumas tiras de couro no freio. Em outras palavras, ela criou, com isso, as primeiras pastilhas de freio do mundo. Hoje, em bicicletas, por exemplo, elas são feitas de borracha.
Mulheres fazem a história automobilística
A relação da mulher com o automóvel é de longa data. No quesito habilitação a França saiu na frente. A primeira mulher habilitada da história foi a Duquesa d’Uzés, em 1899. Dois meses depois de ter conseguido sua habilitação, a francesa foi convidada a apresentar-se ao tribunal por ter circulado em velocidade exagerada de 15 km/h. O Brasil também tem suas pioneiras: Maria José Pereira Barbosa Lima e Rosa Helena Schorling, que revela ter aprendido a dirigir muito cedo, aos 12 anos, no automóvel de seu pai, um Opel 1895. Atualmente, o Brasil é representado na Fórmula Indy por Fernanda Parra, Sheren Bueno, Ana Lima, Luana Pedrosa, Débora Rodrigues e Ana Beatriz Figueiredo. A Heels&Wheels parabeniza todas as meninas, mulheres inteligentes, especiais e surpreendentes que nos cercam. Feliz Dia das Mulheres a todas vocês!
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Agro mineiro supera mineração ter, 24 de dezembro de 2024
- Be8 implanta fábrica em Uberaba em 2025 seg, 23 de dezembro de 2024
- Setor vitivinícola reforça o “brinde legal” em combate ao mercado ilegal de vinhos e espumantes seg, 23 de dezembro de 2024
- Quase 500 presos fazem Enem em JF sáb, 21 de dezembro de 2024
- Aeroporto Regional ganha acesso sex, 20 de dezembro de 2024
- Coluna: Radar (20/12) sex, 20 de dezembro de 2024
- Gás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no municípioGás de cozinha pode ser encontrado em média por R$100,74 no município sex, 20 de dezembro de 2024
- 18,7 mil capacitadas no Triângulo qui, 19 de dezembro de 2024
- Municípios mineiros recebem royalties qua, 18 de dezembro de 2024
- Polícia Militar continua ações da Operação Natalina qua, 18 de dezembro de 2024
> > Veja mais notícias...