Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Projeto de Lei exige que estabelecimentos disponibilizem senha de rede Wi-Fi em cardápios

sex, 26 de fevereiro de 2016 08:07

Da Redação

Proprietários que não cumprirem determinação serão multados

O vereador Wesley Lucas de Mendonça (PPS) apresentou durante a sessão da Câmara Municipal, nessa terça-feira, 23, um Projeto de Lei referente à disponibilização das senhas de rede Wi-Fi em estabelecimentos comerciais.

Estabelecimentos terão o prazo de um ano para se adequarem à nova lei

Estabelecimentos terão o prazo de um ano para se adequarem à nova lei

 

De acordo com o vereador, o objetivo do projeto é que os estabelecimentos comerciais que possuem rede Wi-Fi, disponibilizem gratuitamente a senha em seus cardápios. “Existem estabelecimentos que possuem Wi-Fi, porém, os garçons não sabem informar a senha. Também recebo reclamações de estabelecimentos que se negam a informar a senha. Vivemos em um mundo extremamente digital, então, esse projeto facilitaria tanto para os usuários, quanto para os proprietários dos estabelecimentos”.

O projeto de lei se estende a estabelecimentos do gênero alimentício, como restaurantes, rede Fast-Food, pizzarias, dentre outros. “O projeto foi apresentado nessa terça-feira e, dentro de 30 dias, as comissões permanentes da Câmara Municipal darão o parecer. Em sequência, o projeto será encaminhado para o departamento jurídico e, depois, apreciado pelos vereadores no plenário. A votação ocorre em seguida e, então, o projeto é encaminhado para a prefeitura para a sanção ou veto do prefeito Raul Belém (PP)”.

Caso o projeto seja aprovado, os estabelecimentos terão o prazo de um ano para se adequarem à nova lei. “É uma medida que não gera custos, pois os proprietários podem colar uma etiqueta com a senha nos cardápios. Os estabelecimentos também têm o costume de trocar os cardápios e, como o projeto prevê o prazo de um ano para adequações, os proprietários podem inserir a senha no cardápio em uma dessas trocas”.

Os estabelecimentos que não cumprirem com a determinação da lei deverão pagar multa no valor de 50% do salário mínimo. “Assim que a lei for aprovada, solicitaremos que a prefeitura envie um ofício a todos os estabelecimentos com uma cópia da lei, para que os mesmos possam realizar as adequações”.

Segundo o vereador, a medida também é uma forma de atrair os clientes ao estabelecimento, além de facilitar o acesso aos usuários. “Se nós, enquanto comerciantes, quisermos atrair os clientes para nosso estabelecimento, é necessário criarmos formas de chamar a atenção das pessoas para que elas queiram frequentar o referido estabelecimento comercial. Acredito que seja uma boa inciativa, em virtude do momento em que vivemos”.

O vereador também apresentará, na próxima sessão da Câmara Municipal, um Projeto de Lei para que o Executivo possa disponibilizar rede Wi-Fi em espaços públicos. “A sugestão é que a prefeitura disponibilize a rede em locais como a Casa da Cultura, biblioteca, telecentros, CRAS e, principalmente as praças, onde tem havido uma concentração maior de pessoas”.

5 Comentários

  1. Jose Henrique disse:

    Nossa que coisa sem pé e nem cabeça. ABSURDO uma coisa destas falta de um imenso despreparo
    de um vereador, pura falta de conhecimento do que esta abordando.
    Sinceridade, tem horas que eu duvido, que é só mal assessorado… sério….
    Se o estabelecimento tem, não quer dizer que é publico ou de uso comum.
    Se tem será que ele pode oferecer esse serviço (Wi-fi) gratuito?
    Alguém questionou sobre a limitação de um aparelho? e a qualidade do serviço?
    E se alguma porcaria acontecer com as coisas pessoais do proprietário, por exemplo, alguém mudar a configuração do Wi-fi e apagar alguma coisa do proprietário (note/micro), ou acessar o DVR do estabelecimento, é o “dono do inteligentíssimo super projeto” que vai arcar?
    Ah nao…desisto…. querem re-inventar a roda ….
    Antes de fazer um absurdo destes estuda o que se quer fazer, procure orientação técnica profissional ( não é um zé oreia que formata computador por 30,00 não), veja a viabilidade da coisa… vocês são muito despreparados e mal assessorados.

  2. Manuel disse:

    COISA DE POLITICO QUERER MANDAR NA CASA DOS OUTROS . O POVO QUÊR SAÚDE EDUCAÇAO E SEGURANÇA > COISAS QUE VOCÊS POLITICOS NÂO DÂO !!!

  3. Junior disse:

    Senha do WI-FI? Acredito que cada estabelecimento deveria ter autonomia se quer disponibilizar o sinal ou não, QUERIA VER um projeto de lei no qual obriga a LIMPEZA URBANA e MANUTENÇÃO DAS VIAS como prioridade, assim também a FALTA DE ATENDIMENTO QUALIFICADO a área da SAÚDE.

  4. Igor Bruno disse:

    Deveríamos bater panelas, manifestar na porta da Câmara Municipal, fazer barulho nas ruas até esses safados diminuírem seus salários. Os NOBRES vereadores deveriam receber um salário mínimo e não mais de R$15.031 por mês. Recebem uma fortuna para criarem esse tipo de lei? Que vergonha!

    Muitas cidades estão fazendo isso, precisamos fazer valer a voz do povo.

  5. Daniel Augusto benetti disse:

    Olá…meu caso é da wifi da academia o dono qr cobrar oq antes era de graça ele alega q as pessoas usam pra ficar em redes sociais mas no meu caso é pra ouvir música tem uma lei q obriga ele a fornecer a senha pq ele qr cobrar 1 real a hr pagava 68 e ele cobrará 85 n vejo sentido nisso PT se essa lei serve pra academia tbm ou n?

Deixe seu comentário: