Moradias do Portal dos Ipês apresentam infiltrações e goteiras
ter, 19 de janeiro de 2016 08:00Da Redação
Engenheiros da empresa Tenco esclarecem dúvidas em relação aos reparos nas residências
Os moradores do residencial Portal dos Ipês têm reclamado das condições das residências que, devido ao período chuvoso, tem apresentado infiltrações e goteiras. As moradias foram construídas pela empresa Tenco Engenharia, como parte do programa “Minha Casa, Minha Vida”.
Uma moradora, que preferiu não se identificar, conta que além das infiltrações, o forro apresentou problemas e seis telhas estão quebradas. “Entrei em contato com a empresa, fui ao escritório deles no novo residencial e agendei duas vezes para que venham arrumar, mas eles não vieram. Acho muita falta de respeito fazerem a vistoria e depois não realizarem os reparos”.
Outra moradora comenta que, devido às goteiras, a casa está constantemente molhada no período chuvoso. “Eu acionei a empresa antes de o escritório ir embora, mas eles não vieram. Acho que muitos moradores estão passando por esse problema de infiltração e a falta de resposta da empresa”. De acordo com outro morador, dependendo da intensidade da chuva, sua residência também apresenta goteiras. “Quando houve infiltração na casa, tentei ligar para a empresa, porque o escritório não estava aqui, mas não tive retorno. O cano havia quebrado e precisei contratar um serviço particular”.
O morador Linniker Figueiredo comenta que sua residência também apresentou uma pequena infiltração. “Ainda não tive como averiguar a gravidade externa, mas aparentemente não é uma situação grave. As chuvas estão muito fortes nessa época do ano, diferente dos anos anteriores e há várias construções sofrendo pelo mesmo motivo, inclusive construções particulares. Ainda é cedo para falar sobre a qualidade do suporte prestado, mas minha expectativa é que seja positivo. Seria um grande descaso abandonar a nós, moradores desse novo bairro, nesse momento. Ainda não entrei em contato com a empresa responsável, mas assim que o tempo melhorar, pretendo fazer um agendamento para a avaliação do problema”.
Segundo o engenheiro Cleyton Silas Martins, as casas foram entregues para o município no dia 19 de maio do ano passado. “Durante a entrega, a equipe do Banco de Brasil esteve presente, com engenheiros que realizaram a vistoria de todas as residências, uma a uma, e recebeu as moradias. Após a entrega, o município tinha um prazo de 60 dias para a ocupação das casas, sendo a data limite no dia 19 de julho, mas isso não aconteceu. A entrega demorou bastante e ainda há casas que não foram entregues”.
O engenheiro acrescenta que, na medida em que os beneficiários receberam as moradias, a empresa realizou os reparos necessários, dentro do prazo. “Após a entrega, ainda permanecemos com o escritório no conjunto até o final de dezembro. Tivemos que retirar a equipe, mas ainda mantemos um escritório em Araguari, localizado no bairro Ouro Verde e oferece assistência aos beneficiários”.
Cleyton Silas acrescenta que todas as informações, instruções, telefones para contato e garantias são informadas no Manual do Proprietário. “Alguns equipamentos possuem garantia dos fabricantes, como torneiras, aquecedor solar e outros, que estão especificados no manual. O procedimento correto seria fazer a reclamação por escrito, enviar para análise e, caso proceda, enviamos a equipe, mas, mesmo os moradores agendando apenas por telefone, estamos atendendo às ocorrências”.
O engenheiro afirma que alguns reparos não são de responsabilidade da empresa. “Por exemplo, se o morador sobe no telhado para instalar uma antena e quebra uma telha, não fazemos a troca da telha, e recebemos esse tipo de solicitação”. A empresa possui uma equipe de seis engenheiros no município, responsável pela análise das ocorrências. “As ocorrências aumentam no período chuvoso, mas é inviável fazer avaliações em telhados ou locais que coloquem os operários em risco”.
Os interessados podem entrar em contato com a empresa pelo número (34) 3236-2019, ou pessoalmente, no escritório localizado na avenida Minas Gerais, esquina com a rua Um, bairro Ouro Verde. “A empresa não abandonou o conjunto. Estamos com o escritório e funcionários responsáveis pelo atendimento. Temos uma ordem de ocorrências para seguir, mas estamos tomando providências em relação a todos os pedidos que tem chegado aqui”.
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