Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Pais formam fila em frente à escola infantil com medo de perder vaga para o próximo ano

sáb, 12 de dezembro de 2015 08:00

Da Redação

O final desta semana foi marcado pela ansiedade de pais e responsáveis, no que se refere à garantia de uma vaga para o ano letivo de 2016. Apesar das matrículas acontecerem somente entre os dias 14 e 18 de dezembro, muitos pais e responsáveis começaram a procurar as escolas.

Várias pessoas acampam em frente a escola Irmã Margarida para conseguir uma vaga

Várias pessoas acampam em frente a escola Irmã Margarida para conseguir uma vaga

 

Em Araguari existem 14 Centros Municipais de Educação Infantil e 16 Centros de Educação Municipal, sendo que todos possuem estrutura para atender aos alunos até o nono ano. Entretanto, as unidades mais procuradas são C.E.M. João Pedreiro – no Centro; Mário da Silva Pereira próximo ao IMEPAC e Maria de Fátima Oliveira Morais, – bairro Jóquei Clube.

A reportagem conversou com a direção destas instituições e segundo informações, os pais foram previamente orientados a procurar as escolas para se informar sobre o processo de matrícula, no intuito de evitar transtornos. Assim, durante os últimos dias houve a distribuição de senhas, com o objetivo de oferecer comodidade à população.

Ainda nesta sexta-feira, dia 11, muitos pais foram até as escolas para agendar o horário em que serão atendidos na próxima semana. Conforme apurou a reportagem, no CMEI Irmã Margarida, situado à rua José Messias da Silva foi registrada a formação de filas. Cerca de 20 pessoas estão acampadas em frente à escola.

O primeiro da fila chegou bem cedo. Ele não quis gravar entrevista, mas afirmou que os familiares estão se revezando para conseguir uma vaga no maternal. No local, familiares demonstravam preocupação com a possível falta de vagas para o próximo ano, devido à quantidade de alunos que vem aumentando gradativamente e a disponibilidade de matrícula da unidade.

“As vagas são poucas e tem muita gente esperando para colocar o filho na escola. Se não ficarmos na fila aguardando poderemos perder nossa oportunidade, pois, a escola disse que somente vai liberar as vagas na segunda-feira,” contou uma cidadã que preferiu não se identificar.

O CMEI prioriza os seus estudantes, os quais são rematriculados automaticamente, por isso, serão disponibilizadas 14 vagas para o berçário, para o maternal I serão 16 vagas e para o maternal II serão 12 vagas. A distribuição das vagas será realizada a partir das 7 horas do dia 14. Para efetuar a inscrição é preciso ter em mãos o original e cópia da Certidão de Nascimento, comprovante de residência e uma foto 3×4 recente. No ato do registro é importante que os pais ou responsáveis informem problemas de saúde da criança, como alergias, intolerância à lactose, diabetes e outras enfermidades que possam interferir na vida acadêmica do estudante.

Conforme informações da secretária de Educação, as aulas deste ano nas escolas municipais terminam na próxima quinta-feira, 17 de dezembro e retornam no dia 11 de fevereiro de 2016.

Educação de Jovens e Adultos

A Educação de Jovens e Adultos também é oferecida no período noturno, no CEM Mário da Silva Pereira (centro), CEM Hermenegildo Marques Veloso (bairro Ouro Verde) e CEM Papa João XXIII (bairro Novo Horizonte). Para efetuar novas matrículas é necessário que, aqueles que possuem mais de 18 anos, levem o histórico escolar, CPF, RG, Certidão de Nascimento ou Casamento, Reservista, Título de Eleitor e comprovante de endereço.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: