Ideia de alimentar cão de rua é colocada em prática no município
qua, 9 de dezembro de 2015 08:08Da Redação
Em Araguari, estima-se que 2000 mil cães e 1500 gatos circulem diariamente pela cidade. Parte destes animais é encaminhada ao Canil Municipal após denúncias de atropelamento, maus tratos e situações graves, como desnutrição.
Recentemente, um projeto denominado ‘Alimente um cão de rua’ chamou a atenção do protetor de animais e curador do Canil, Roberto Paganini, cujo objetivo é diminuir o sofrimento dos animais abandonados.

Roberto Paganini apresentou o projeto ao prefeito Raul Belém (PP) e ao vereador Paulo do Vale (PV)
Juntamente com a Aproama (Associação de Proteção aos Animais e ao Meio Ambiente de Araguari), Paganini iniciou uma campanha para execução deste projeto. Desde então, vários araguarinos se dispuseram a apadrinhar a ideia, que tem sido difundida através de rede social. “Trata-se de um comedouro comunitário, que é colocado nas calçadas durante o dia com ração e água. Para evitar ações de vândalos a nossa orientação é que os voluntários levem o item para dentro de casa durante a noite”, explica.
O valor do comedouro é de R$ 36 e pode ser adquirido no endereço: rua Tertuliano Goulart, 403, sala 4. Mais informações podem ser obtidas por meio do número 98836-0123.
Em entrevista, Paganini ressalta que apenas com a implantação de projeto de castração, é possível garantir qualidade de vida aos animais. “Uma cadela procria muitos filhotes em pouco tempo. Por isso, a solução mais viável para o controle populacional seria a castração”, ressalta.
Conforme apurado pela reportagem, o governo municipal irá implantar o projeto em local anexo ao Canil Municipal. “O prefeito anunciou o benefício, e a nossa expectativa é de que possa ser colocado em prática brevemente”, acrescentou.
8 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
- Copa Rural de Futebol Society Masculina Piracaíba – LAFS dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Gostaria de saber quem irá se responsabilizar pela vacinação desses animais ( cães e gatos ) e pela sua vermifugação?
Alguém já deu uma volta no Bosque John Kennedy? É o melhor local para os cães e gatos defecarem que existe em Araguari ( cães de Madame principalmente! ) …
Depois aparece um surto de doença transmitido por esses animais, ai quero ver de quem será a responsabilidade…
Ideia totalmente equivocada esta de alimentar os animais na rua , sem mais cuidados, a meu ver isto so iria aumentar o numero de animais nas ruas consequentemente a sujeira produzida por seus excrementos riscos de transmissao de doençasetc
Concordo com o Djalma, com certeza irá aumentar os cães nas ruas. A maioria dos cães de ruas correm atrás de pedestres, bicicleteiros e motoqueiros causando transtornos e riscos tanto para as pessoas como para os próprios animais.
Realmente, ideia absurda, os vermifugos, os banhos. e ai só de ração vivem os animais, e aqueles proprietarios folgados e ignorantes que normalmente já não cuidam vão soltar esses animais nas ruas para sofrerem, incomodar a população, causarem acidentes, doenças, e etc. não seria mais facil usar a inteligência e criarem leis para proprietarios que acolhem os animais e depois não se responsabilizam pelos mesmos, ou a opçao da castração e educação desses pseudos donos.é uma medida de incentivo a virar uma verdadeira bagunça da já tão mal cuidada cidade de Araguari.
Deixar alimento na rua serve para alimentar ratos e outras pragas. Quem pensa em alimentar cães de rua está colocando em risco a saúde da população. Idéia totalmente equivocada e prejudicial. Não pode ter apoio de ninguém, muito menos das autoridades públicas.
Ideia equivocada são a de todos vocês que comentaram acima !! Acho que existe um problema bem mais grave do que a dos cachorros de rua, e que deve ser tratado urgente, que são os pensamentos de gente como vocês. Agora a culpa é do cão se ele está na rua ? A culpa é da sociedade e de gente sem responsabilidade que adota um cão, e depois larga na rua. O projeto de cão comunitário não irá prevenir o problema imediatamente, mas irá dar uma vida um pouco mais digna a esses cães que moram na rua e que passam fome por causa dos humanos.
Então é melhor matar todos de fome? comida para quem tem fome, esse é o primeiro passo, depois e associado à isso um projeto de castração e controle populacional
Tenham Misericórdia! São vidas que suplicam por uma chance de algum espaço nesse mundo!
Isso deveria ser o pensamento inicial!!!!!!
As consequências advindas que colocam em riscos a vida do “homem”? que as autoridades e os próprios “homens” se organizem para resolvê-las!
Parabéns Roberto Paganini!!!
Deus o abençoe!!!!!