Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Eleições 2016 Biometria não é obrigatória para os araguarinos

sex, 27 de novembro de 2015 08:23

Da Redação

Interessados em realizar o procedimento podem comparecer ao Cartório Eleitoral até o dia 7 de maio

O cadastramento biométrico, realizado pela 16ª Zona Eleitoral desde setembro desse ano, é opcional para os eleitores de Araguari e Indianópolis. Mesmo com o cadastramento, eleitores ainda devem apresentar os documentos na hora de votar.

De acordo com o chefe da 16ª Zona Eleitoral, Fernando Guetti, o cadastramento é facultativo para a próxima eleição municipal. “Os eleitores que não realizarem o procedimento, podem votar normalmente nas próximas eleições. Não haverá cancelamento do Título de Eleitor e nenhum outro tipo de penalidade”.

Título de Eleitor continua o mesmo e ainda deve ser apresentado para a votação

Título de Eleitor continua o mesmo e ainda deve ser apresentado para a votação

 

O chefe da 16ª Zona comenta que muitos eleitores acreditam que o procedimento é obrigatório. “Muitos pensam que é necessário realizar o cadastramento biométrico para votar nas próximas eleições, mas o procedimento ainda é voluntário. Aqueles que completaram 16 anos e vão fazer o Título, ou as pessoas que têm necessidade de fazer alguma modificação no Título após o início do procedimento, cadastram as digitais, mas, para aqueles que não têm necessidade de alterar o documento, é opcional”.

Segundo o chefe da 16ª Zona, o Título de Eleitor continua o mesmo e ainda deve ser apresentado para a votação. “Algumas pessoas acham que o Título será trocado por um cartão magnético ou documento com foto, porém, continua o mesmo. Outras pessoas acreditam que, com o cadastramento biométrico, não será mais necessário apresentar o documento na hora de votar, mas a biometria não muda o procedimento da votação. Mesmo os eleitores que optarem pelo cadastramento, ainda precisam comparecer ao local e apresentar um documento com foto”.

Os interessados podem comparecer ao Cartório Eleitoral até o dia 7 de maio para o cadastramento biométrico. É necessário estar portando o documento de identificação oficial com foto (no qual conste o nome dos pais e data de nascimento), Título de Eleitor (se tiver), CPF (se tiver), e comprovante de endereço. Os eleitores do sexo masculino que estiverem fazendo o Título pela primeira vez devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

O procedimento é realizado de segunda à sexta-feira, das 12 às 18h, na central de atendimento ao eleitor, localizada na rua Quinca Mariano, 337, sala 2, Centro. Durante o cadastro, são coletadas as impressões digitais de todos os dedos das mãos do eleitor e uma fotografia, feita no momento do atendimento, que é utilizada somente para o registro no sistema. “Futuramente, pode ser que a biometria torne-se obrigatória, porém, para a próxima eleição, continua facultativo”, acrescenta Guetti.

O Cartório Eleitoral também está cadastrando os nomes dos interessados em realizar o trabalho de mesário voluntário na próxima eleição. “Os interessados podem comparecer ao Cartório, portando o documento de identidade. Lembrando que a participação vale o dia de trabalho e um certificado de 10 horas para os alunos do curso de Direito do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: