Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Consumidores são orientados a fugirem de riscos em promoções da “Black Friday”

qui, 26 de novembro de 2015 08:30

Da Redação

O dia no ano com as maiores promoções e descontos do comércio é o que promete a Black Friday, que acontece nesta sexta-feira, 27. Apesar da oportunidade de fazer um bom negócio em lojas físicas ou virtuais, é preciso ter atenção. Em edições anteriores foram registrados, em todo o país, problemas como maquiagem de preços, demora na entrega e a não entrega do produto.

Atraídos por descontos, consumidores lotam lojas na “Black Friday”

Atraídos por descontos, consumidores lotam lojas na “Black Friday”

 

O adolescente Murilo Fernandes está aguardado a data para comprar um controle de vídeo game, que custa em torno de 200 reais. “Estou esperando para ver se consigo um preço melhor em lojas de eletrônicos na internet,” comentou.

Segundo o Portal do Consumidor, canal de informações do governo federal, algumas empresas aumentam o valor dos produtos dias antes do evento para reduzir no dia de realização da “Black Friday”. Os clientes são orientados a monitorar os preços, pesquisando antecipadamente, a fim de ter certeza de que o desconto oferecido é real.

Segundo o Código do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento comercial (internet, telefone, catálogos, em domicílio, telemarketing etc) o consumidor tem o direito de desistir da aquisição em até sete dias após a assinatura do contrato ou recebimento da mercadoria. O cancelamento deve ser solicitado por escrito.

A ação do “Black Friday” foi criada nos Estados Unidos próximo ao feriado de Ação de Graças, considerado o mais importante do país, no dia 26 de novembro. Porém, a oferta de descontos nos produtos que reúne lojas físicas e virtuais é realizada no Brasil desde 2010. Ainda que o feriado não seja celebrado no Brasil o comércio aderiu como incentivo às vendas.

“LISTA NEGRA”

O Procon de São Paulo criou uma lista negra do comércio eletrônico, de sites que não responderam queixas dos consumidores e que, portanto, devem ser evitadas. A falta de entrega do produto é a campeã de reclamações. A última atualização aconteceu no dia 11. Para conferir, basta acessar: sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php

DICAS PARA UMA BOA COMPRA

– Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail);

– Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;

– Desconfie de ofertas vantajosas demais;

– Não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o boleto bancário e/ou depósito em conta.

– Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;

– Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc.);

– Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;

– Nunca realize transações on-line em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.

FONTE: PROCON-SP

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: