Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

‘Lixão’ do bairro Brasília recebe limpeza

sáb, 21 de novembro de 2015 08:49

Da Redação

Secretaria de Serviços Urbanos tem notificado pessoas que praticam descarte irregular

Várias partes da cidade comprometem a saúde e o bem-estar da população devido a quantidade imensa de lixo, jogado irregularmente em vias públicas. Para combater o problema, a prefeitura tem promovido mutirão de limpeza nos últimos meses.

Estrada de acesso a Usina Capim Branco recebe limpeza

Estrada de acesso a Usina Capim Branco recebe limpeza

 

Nesta semana, a região do bairro Brasília foi contemplada com os serviços. Para limpeza total do local, conhecido como lixão, serão necessárias aproximadamente 1.500 viagens de caminhão, conforme informações do subsecretário de Obras, Renato Cunha. “Quinhentas viagens foram feitas nesta semana. A previsão é de que o trabalho continue por mais quinze dias”, explicou.

O bairro Independência está na lista do próximo local a receber o benefício. Um dos transtornos comentados pelo subsecretário diz respeito a falta de consciência da população que utiliza estes lugares para descartar lixo. “Não são apenas carroceiros. Flagramos funcionários de empresas grandes jogando entulho”, revelou.

Para impedir isso, a secretaria de Serviços Urbanos tem feito trabalho de fiscalização no período diurno. “Precisamos estender a fiscalização para a noite. Infelizmente para erradicar este problema será necessário atuar de maneira intensa, senão, a limpeza será em vão”, observou.

Atualmente, o município possui apenas um local gratuito para destinação correta de lixo, o Aterro Sanitário, localizado na região do Parque dos Verdes.

O recebimento de denúncias sobre descarte ilegal de lixo e solicitação de recolhimento de animais, inclusive mortos, funciona diariamente das 6 às 18h, inclusive em finais de semana. Telefones para contato: 3690-3181 (secretaria) e 8842 9025 (plantão).

Projetos

As URPVs (Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes) representam alternativas para acabar com os lixões. Segundo a secretaria de Meio Ambiente, os moradores que não possuem caçambas poderão descartar materiais de construção civil gratuitamente. Cada unidade contará com a presença de um funcionário, que receberá o material e fará a destinação correta do que for entregue. Seis unidade serão viabilizadas nos bairros: Brasília, Independência, Paineiras, Flamboyant, Gutierrez e Fátima.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: