Domingo, 07 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Neuropsi – Piromania

qui, 19 de novembro de 2015 08:44

Abertura-neuropse

1-O que é piromania?
A piromania é definida como o comportamento repetitivo de atear fogo de forma proposital e intencional. É um transtorno pouco conhecido e até mesmo há quem questione se de fato é um transtorno mental.

2-Como é caracterizado esse transtorno?
É caracterizado por provocação deliberada e proposital de incêndio em mais de uma ocasião; tensão ou excitação afetiva antes do ato; e fascínio com , interesse em , curiosidade sobre, ou atração por atear fogo  e por último prazer, gratificação ou alívio ao provocar incêndios ou a testemunhar/participar de eventos decorrentes deste.

3-Qual é o sexo e a idade mais acometidos?
Pesquisas recentes sugerem que a proporção é igual entre os dois sexos nos indivíduos adultos e pode ser ligeiramente maior entre adolescentes do sexo feminino. A idade média de início do quadro é geralmente o final da adolescência.

4-Como é o paciente com piromania?
A compulsão para provocar incêndios é frequente e o ato de atear fogo gera muito prazer. Assim como na cleptomania e na tricotilomania, o indivíduo com piromania experimenta uma forte excitação nos momentos que antecedem ao ato de incendiar um objeto, demonstra uma fascinação pelo fogo, curiosidade e atração pelas circunstâncias relacionadas ao fogo. Para realizar esse diagnóstico se deve descartar outros motivos de incêndio como motivações monetárias, político-ideológicas, expressão de raiva. Ao contrário a motivação deve ser prazer e busca de gratificação.

5-Qual o curso dessa patologia?
O curso dessa patologia provavelmente é crônico-episódico, ou seja, o ato de incendiar não tem uma frequência determinada como com a tricotilomania ou o jogo patológico, o indivíduo pode passar longos períodos sem atear fogo, mas a predisposição estará sempre presente e eventualmente incontrolável. As pessoas com piromania geralmente são encontradas primeiro pelos bombeiros e autoridades oficiais, pois dificilmente procuram atendimento médico.

6-Qual é a implicação desse transtorno ser pouco conhecido no meio médico e entre psicólogos?
A piromania é um transtorno subdiagnosticado que causa repercussões psicológicas, sociais e legais muito sérias. Poucos indivíduos com piromania reportam espontaneamente terem iniciado incêndios o que torna fundamental que os médicos e psicólogos  reconheçam a doença e realizem um rastreio desses pacientes de forma adequada.

7-Existem comorbidades psiquiátricas associadas a piromania ?
Altas taxas de comorbidades psiquiátricas são comuns entre pessoas com piromania, dentre elas esquizofrenia, depressão, mania bipolar, personalidade antissocial e abuso de substâncias.

8-Como é o Tratamento?
Não se conhece medicações eficazes para o tratamento de piromania, mesmo as terapias tradicionais como a psicanálise, a terapia cognitivo comportamental não apresentaram resultados satisfatórios.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: