Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Projeto de soltura de animais silvestres é promovido no município

sex, 13 de novembro de 2015 08:25

Da Redação

Dezenas de papagaios que seriam comercializados voltarão para seu habitat brevemente

O projeto ambiental denominado ASAS (Área de Soltura de Animais Silvestres) realizado por meio da parceria entre o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e o IEF (Instituto Estadual de Florestas) chegou em Araguari no último mês.

Animais recebem cuidados especiais para retornar a natureza o mais rápido possível

Animais recebem cuidados especiais para retornar a natureza o mais rápido possível

 

O ASAS tem como base a Instrução Normativa 179, de 25 de junho de 2008, que visa o retorno de grande parte dos animais silvestres apreendidos à natureza. Casos de apreensões de animais, principalmente vítimas de tráfico e maus tratos, são registrados com frequência no Brasil.

O trabalho dos órgãos ambientais é promover um processo de quarentena, triagem e reabilitação, onde são realizados exames clínicos, laboratoriais e marcação dos animais.

São milhares encaminhados aos centros de triagem em todo o país. No município, o empresário Bruno Brandão Neto, responsável por um viveiro, informou que foi construído um espaço propício para receber os animais até soltá-los na natureza.

“Recebemos o primeiro lote nesta semana contendo 40 papagaios. Eles estão em fase de reabilitação. Serão soltos somente quando os profissionais dos institutos, que acompanham semanalmente os viveiros, confirmarem esta possibilidade”, acrescentou.

Junto com a primeira remessa vieram um tucano, dois ouriços e cinco filhotes de gavião.

Para o empresário, não há palavras que definam o sentimento ao soltar estes animais. “A sensação de devolver a vida natural para essas criaturas é indescritível”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: