Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Alunos do projeto Agente Ambiental Mirim participam de oficina de artesanato com materiais recicláveis

qua, 11 de novembro de 2015 08:36

Da Redação

Próximo da reta final, o projeto “Agente Ambiental Mirim” abriu espaço para oficinas de artesanato com materiais recicláveis na Sala Verde do Bosque John Kennedy. Ontem, participaram alunos da Escola Estadual Paes de Almeida e Mais Positivo. Hoje é a vez das escolas estaduais Raul Soares e Isolina França Soares Torres.

Crianças aprendem a transformar material reciclável em artesanato em oficina

Crianças aprendem a transformar material reciclável em artesanato em oficina

 

As crianças trouxeram materiais recicláveis de casa. Dessa vez, eles aprenderam como fazer vasos com caixinhas de leite e estrelas de garrafa. Com o apoio da equipe de Educação em Saúde do departamento de Zoonoses, os materiais aos poucos foram ganhando uma nova forma.

Segundo Maria Vitória dos Santos, uma das educadoras, além de estimular a calma, concentração e criatividade das crianças, a atividade tem como objetivo a prevenção contra a dengue. “Eles estão retirando materiais passíveis de se tornarem criadouros para o mosquito transmissor da doença,” disse.

As oficinas são destinadas a aproximadamente 130 alunos, do quarto ao sexto ano do ensino fundamental. A equipe costuma levar objetos feitos em ocasiões anteriores, que despertam o interesse. “Trazemos muita coisa e as crianças sempre perguntam como é que se faz. Na secretaria de Saúde, as crianças ficam entusiasmadas quando veem os artesanatos e querem saber como participar da oficina,” comentou Maria Vitória.

Mais de mil crianças passaram pelo projeto desde 2008. Em 2013, o “Agente Ambiental Mirim” ganhou o prêmio de Boas Práticas Ambientais concedido pela Associação Mineira de Municípios. “As crianças gostam de trabalhar fora de sala e temos um resultado maior. Elas levam esse conhecimento para os familiares, comunidade e fazem a mudança acontecer.

Aluno do Paes de Almeida, Erick Gonçalves dos Santos contou que na escola, ele e os colegas estão acostumados a participar de projetos parecidos. “Muito educativo. É bom fazer algo assim,” disse.

A professora da turma, Lorena Landa, assinou embaixo. “A escola incentiva muito. Estamos sempre trazendo os alunos para cá, viramos fregueses,” brincou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: