Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Conclusão de curso avançado de aviação acontece em Araguari

sex, 16 de outubro de 2015 08:47

por Mel Soares

Há três meses, uma equipe, composta por dez oficiais, iniciou o curso avançado de aviação no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEX), escola responsável pela formação, aperfeiçoamento e especialização de todos os recursos humanos desta área.

Segundo o capitão Vila Nova, oficial da comunicação social e piloto de aeronave, pela 4ª vez consecutiva, o CIAvEX, sediado em Taubaté, São Paulo, escolheu o 2ª Batalhão Ferroviário para realizar as últimas etapas do curso, promovido nesta semana.

Oficiais do Centro de Instrução de Aviação do Exército participam de atividades no município

Oficiais do Centro de Instrução de Aviação do Exército participam de atividades no município

 

A unidade local tem oferecido apoio de qualidade, principalmente, no que se refere a logística e a receptividade, conforme informações do Coronel Geraldo. “O Batalhão não mediu esforços, forneceu todo suporte logístico para a nossa equipe de instrutores e alunos. Novamente, a unidade de engenharia, permitiu o coroamento de mais uma turma avançada de oficiais da aviação do Exército”.

Em entrevista, os alunos exemplificaram sobre um dos treinamentos realizados em Araguari. “Estamos simulando conflito entre fronteiras e executamos algumas estratégias de combate. Nesta simulação, o Triângulo Mineiro teria sido tomado por outro país e o nosso objetivo é resgatá-lo”.

O trabalho de segurança em diversos eventos, como a Copa do Mundo no Brasil e o apoio em controle de fronteira junto a Polícia Federal e Receita Federal, contaram com a parceria do CIAvEX. Chefiar a segurança das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, é uma das próximas missões da Unidade.

Aeronaves, modelos Pantera e Esquilo, fizeram parte do treinamento em Araguari

Aeronaves, modelos Pantera e Esquilo, fizeram parte do treinamento em Araguari

 

Curso Avançado de Aviação

Criado em 1992, o Curso Avançado de Aviação conta com mais de 150 militares formados ao longo de mais de duas décadas de funcionamento e aprimoramento. Cada ano são formados dez novos alunos. Cada um deles é preparado ao longo de 13 semanas nos conhecimentos doutrinários da Força Aérea Brasileira, objetivando o maior entendimento de seu funcionamento para melhor solicitar seu apoio e integração nas operações conjuntas.

Também é preparado no entendimento da Defesa Aeroespacial através do conhecimento de todo o Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA), incluindo-se aí, o emprego da Artilharia Antiaérea. Observa-se ainda, uma grande carga horária para a Guerra Eletrônica, Fotointerpretação, Logística Militar Terrestre e de Aviação, que somadas se tornam grandes ferramentas para o desenvolvimento do Processo de Tomada de Decisão Militar, sendo coroado com o planejamento de operações aeromóveis no nível Unidade Aérea em exercício na carta em Sala de Aula e no Terreno.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: