Sábado, 23 de Novembro de 2024 Fazer o Login

Pergunta ao Doutor – Setembro Amarelo

sex, 25 de setembro de 2015 08:40

Abertura-pergunte-ao-doutor

1-O que é setembro amarelo?

Se outubro é o mês pela prevenção do câncer de mama, representado pela cor rosa, e novembro é pela prevenção de doenças masculinas, com a cor azul, Setembro Amarelo é um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. De cada suicídio, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo consequências difíceis de serem reparadas. O movimento Setembro Amarelo é estimulado mundialmente pelo IASP – Associação Internacional pela Prevenção do Suicídio e consiste em iluminar ou sinalizar locais públicos com faixas ou símbolos amarelos.

Setembro Amarelo

Setembro Amarelo

 

2-Mas o que é suicídio?

O comportamento suicida pode ser entendido como todo ato pelo qual o indivíduo causa lesão a si mesmo, qualquer que seja o grau de intenção letal e de conhecimento do verdadeiro motivo desse ato.

Esta noção permite conceber o comportamento suicida como um continuum que inicia com pensamentos de autodestruição, passa das ameaças e gestos às tentativas de suicídio e, finalmente, consuma o ato suicida.

3-É um problema de saúde pública?

Reconhecido como um grave problema de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é definido como o ato deliberado, intencional, de causar a morte a si mesmo. É um ato iniciado e executado deliberadamente por uma pessoa que tem a clara noção ou forte expectativa de que dele pode resultar a morte, e cujo desfecho fatal é esperado.

4-Qual a estimativa de suicídio no Brasil?

No Brasil, um brasileiro se suicida a cada 45 minutos e uma pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo.

5-Qual o sexo mais acometido?

Os  homens cometem mais suicídio que mulheres, porém as mulheres cometem mais tentativas de suicídio.

No Brasil, Homens: 6,6  a cada 100.000 pessoas e Mulheres: 1,8 (quase 2) mulheres a cada 100.000 pessoas com a seguinte proporção de 3 homens para cada mulher.

6-Quais as profissões com maiores chances de o indivíduo cometer o suicídio?
Médicos, veterinários, farmacêuticos, químicos, policiais e agricultores têm taxas de suicídio maiores do que a média.

7-Quais são os principais causas que levam a pessoa cometer suicídio?

As crises vivenciadas pelo indivíduo sejam financeiras, afetivas, rejeições, perdas emocionais, insucesso na escola, doenças terminais, doenças mentais, crise planetária são motivações para o suicídio.

8- O suicídio ainda é um tabu para a sociedade?

O assunto ainda é tratado como tabu e sendo evitado, o que só colabora para seu aumento. As pessoas que tentam suicídio pedem ajuda, mas, normalmente, não são compreendidas.

Deixar de falar sobre o assunto só colabora para esse distanciamento social. O assunto suicídio deveria fazer parte, de forma muito natural, da roda de amigos, nas escolas, casas religiosas e dentro das casas.

9-Frente a esse sério problema, como avaliar adequadamente o potencial suicida? Como reconhecer, antecipadamente, os indivíduos suscetíveis? Quando liberar o paciente após uma tentativa frustrada de autoeliminação?
Infelizmente, não há testes preditivos ou critérios clínicos que antevejam quem irá ou não cometer suicídio. Por isso, é importante os psicólogos, médicos que trabalham em centros de atenção primária, consultórios, ambulatórios e hospitais, na identificação e avaliação de pacientes com ideação suicida ou com tentativas anteriores, assim como as suas adequadas condutas médicas e encaminhamentos ao tratamento psiquiátrico especializado.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: