Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Telefones móveis de Minas Gerais terão mais um dígito

sáb, 22 de agosto de 2015 08:00

Da Redação

O número 9 na telefonia do serviço pessoal será implantado em todo o Brasil

Após a determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) os números de telefones móveis de Minas Gerais serão alterados para o formato de nove dígitos, com a inclusão do 9 antes dos demais número. A medida está em acordo com a resolução n° 553, de 14 de dezembro de 2010 e entra em vigor a partir do dia 11 de outubro.

Celulares do estado de Minas passa a ter novo dígito como forma de padronização

Celulares do estado de Minas passa a ter novo dígito como forma de padronização

 

A determinação será implementada em todo o Brasil até o fim de 2016. Conforme apurou a reportagem, o objetivo inicial era aumentar a disponibilidade de números em estados como São Paulo e Rio de Janeiro, onde os números de telefonia estavam praticamente escassos. Nos demais estados, apesar de haver números disponíveis em quantidade, a ideia é a padronização.

Segundo informou Géssica Sousa, funcionária de uma operadora de telefonia em Araguari, os consumidores estão sendo informados sobre a nova medida. “Inicialmente as chamadas para celulares serão completadas normalmente, porém, o usuário ouvirá uma mensagem orientando sobre como proceder nas próximas ligações. Após este período de transição, as discagens com oito dígitos não serão mais completadas,” disse.

É importante ressaltar ainda que as mudanças afetam somente os números de celular e nunca os telefones fixos. A mudança vale para todas as ligações feitas para telefones móveis, independentemente se forem feitas de fixos ou celulares. SMSs e MMSs também não serão recebidos sem o nono dígito.

Na última fase de implantação, no ano que vem, serão atingidos os estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rondônia, Acre, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além do Distrito Federal.

Para facilitar a vida de usuários na hora de fazer a alteração de número na agenda telefônica, algumas plataformas de aplicativo foram criadas. Elas permitem selecionar números que serão modificados, adicionar o DDD (Discagem Direta à Distância) do usuário aos seus números locais e ainda incluir o CSP (Código de Seleção de Prestadora) 21 para ligações de longa distância. Cada vez que uma região precisar realizar a mudança, um alerta será gerado pelo app. Além de atualizar a agenda com o nono dígito, é possível padronizar o formato dos números com a operadora de longa distância 21 ou ainda retornar aos seus contatos originais, antes da atualização feita com o aplicativo.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: