Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Cantinho do Mário – João Batista Cardoso

sáb, 22 de agosto de 2015 08:32

Abertura-cantinho

Natural de Araguari, nascido aos 24 de abril. Pais: Paulo Cardoso de Castro e Ana Teixeira de Castro. Solteiro. Passou a infância e juventude em Araguari. Fez o primário na Escola Estadual do bairro Paraíso,  o ginásio na Escola Estadual Isolina França Soares Torres, o colegial no Colégio Objetivo. É formado em Educação Física pela UNIPAC e em Teatro em Curso Oficial oferecido pela União e Estado de Minas Gerais.

.

João Batista Cardoso

O interessante é que optou pela Educação Física porque considera o corpo como instrumento de  trabalho do ator. Iniciou sua carreira no teatro há trinta e um anos. Seu primeiro trabalho foi  no Salão dos Moradores do bairro Paraíso com um grupo de teatro denominado Grutacom onde permaneceu por três anos.

Posteriormente participou do grupo Pirâmide do bairro Chamcia. Então fundou seu próprio grupo que denominou Macunaíma. Transferiu-se para Uberlândia e participou do grupo teatral  Semear. Durante todo esse tempo procurando se aprimorar  fez cursos de direção, interpretação, coreografia, iluminação e outros. Voltou para Araguari em definitivo  em 1994.

Vale ressaltar que em 1989, escreveu a peça Reflexos em parceria com José Augusto Machado,  sendo dirigida por ele e apresentada na sala João Sesquati em Belo Horizonte. Em 1996, entrou para o grupo de dança Afro Primitivo do Curso de Educação Física  da UFU. Neste mesmo ano fez um curso de teatro de rua  com duração de dois anos e meio oferecido pela secretaria de Educação e Cultura da prefeitura de Uberlândia.

Apresentou diversos trabalhos de sua autoria e outros autores. Atualmente trabalha na Faec – Fundação  Araguarina de Educação e Cultura da prefeitura de Araguari.

É Diretor Artístico do Grupo Araguari de Teatro. Em parceria com a Faec vem  apresentando diversos trabalhos em Araguari na Casa da Cultura Abdala Mameri.

Muito entusiasmado,  anuncia para hoje, às 19h30 ‘Mainei Caipira do Grupo Diferente’ e no dia 28, às 20h ‘Vem buscar-me que ainda sou teu’, do Curso de Teatro da UFU. Todos estão convidados a assistir as peças teatrais em cartaz na Casa da Cultura Abdala Mameri.

Não entendo muito de teatro, mas conheço bem as pessoas que estão comprometidas com seu ideal. O João é uma delas, mais uma grata revelação  araguarina. Admiramos muito o João pela sua  luta rumo ao seu  sonho Dionísico. Mas é como diz o ditado  “99% de suor e 1% de inspiração”, não tem moleza pra ninguém.

Um super abraço e vamos prestigiar o João.

 

CASOS E HISTÓRIAS PITORESCAS

Veja que joia de mensagem me deu o Zé e pediu que endereçasse aos políticos candidatos a cargos públicos neste Brasil sofrido.

‘Se em minha vida pública não ajo como filho de Deus, fechando meu coração à honestidade, vivendo para a corrupção, será inútil dizer:

PAI NOSSO.

Se meus valores são representados pelo poder terrestre será inútil dizer:

QUE ESTAIS NO CÉU.

Se penso apenas nas vantagens, comodismo e nas mentiras, será inútil dizer:

SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME.

Se vivo para a política rasteira, cheia de supérfluos e futilidades, será inútil dizer:

VENHA A NÓS O VOSSO REINO..

Se, no fundo o que quero mesmo é que todos os meus desejos se realizem, será inútil dizer:

SEJA FEITA A VOSSA VONTADE ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU.

Se prefiro acumular riquezas desprezando meus irmão brasileiros que passam fome, será inútil dizer:

O PÃO NOSSO DE CADA DIA NOS DAI HOJE.

Se não importo em ferir, injustiçar, oprimir e magoar àqueles que acreditaram em mim e me agraciaram com seu voto, será inútil dizer:

PERDOAI NOSSAS OFENSAS ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS A QUEM NOS TENHA OFENDIDO.

Se, por minha vontade, procuro as coisas ilícitas, tudo o que me é proibido, será inútil dizer:

NÃO NOS DEIXEIS CAIR EM TENTAÇÃO, MAS LIVRAI-NOS DO MAL.

Se sabendo que sou assim, continuo me omitindo e nada faço para me modificar, será inútil dizer:

ASSIM SEJA!’

Cada um faz sua história e a colheita é obrigatória. Quem não tem dinheiro…

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: