Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Advogado doa 120 livros para acervo do Espaço Jurídico da Biblioteca Municipal

qua, 19 de agosto de 2015 07:56

Da Redação

Objetivo é atender às necessidades dos estudantes de Direito do município e incentivar a leitura

O advogado e juiz aposentado Rogério Fernal realizou, nessa terça-feira, 18, a doação de 120 novos livros para o acervo do Espaço Jurídico Rodrigo Cardoso Fernal (EJRCF), que faz parte da Biblioteca Pública Municipal “Professor Paulo de Oliveira”. Participaram da solenidade diversas autoridades araguarinas e convidados.

Biblioteca recebeu 60 exemplares da área de Direito e 70 livros literários

Biblioteca recebeu 60 exemplares da área de Direito e 70 livros literários

 

O Espaço Jurídico recebeu exemplares nas áreas de Direito Civil (11), Direito Processual Civil (5), Direito Penal (12), Direito Processual Penal (9), Direito Penal e Processual Penal Militar (3), Execução Penal (5), livros especiais (15), totalizando 60 novos livros.

De acordo com o advogado Rogério Fernal, o objetivo é atender às necessidades dos estudantes de Direito do município e exemplares de diversos outros temas. “Na parte jurídica estou reforçando a área de Direito Penal, Processo Penal, Execução Penal, Direito Militar, que não se acha em outros lugares, então as pessoas que desejam fazer concurso ou subir na carreira militar encontram um vasto material aqui. Temos também sexologia forense, que serve para as áreas de Direito e Medicina Legal e livros especiais, como exemplares da Lei Maria da Penha, Polícia Civil, Estatuto do Desarmamento, Crime Organizado e outros”.

Foram doados também livros diversos de literatura como folclore brasileiro (24), infantil (3), espíritas, religiosos e afins (19), romances (12), história (10) e inglês (2), totalizando 70 novos livros. “Temos livros sobre folclore, cantigas de roda, ninar, Saci Pererê, Bumba Meu Boi e histórias que encantavam as crianças antigamente. Foram doados também livros de contos universais como Chapeuzinho Vermelho, Bela e a Fera, Pequeno Polegar, histórias que não se ouvem mais”.

O advogado espera que a população araguarina passe a apoiar cada vez mais a Biblioteca Municipal. “Os livros são de acesso público e podem ser utilizados por advogados, estudantes e aqueles que desejam prestar algum concurso em áreas do Direito. Tive notícias de várias pessoas aprovadas nos exames de Ordem, Promotoria e Defensoria Pública, que utilizaram os exemplares do Espaço Jurídico para estudo. Esse acervo tem um valor inestimável, pois é possível encontrar aqui os mais novos e melhores livros da área, que muitas vezes não estão disponíveis em universidades”.

Segundo o advogado, a educação e cultura são essenciais para a população. “É importante cultuar a educação e respeitar os livros. O cidadão deve entender que esses livros pertencem a todo o município e devem ser preservados. O prazo de devolução também deve ser respeitado, para que outras pessoas possam ter acesso aos livros”.

A solenidade contou com a presença do prefeito Raul Belém (PP); presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura, Carmen Valente Oliveira; vereador José Donizete Luciano -tenente Luciano (PP), representando a Câmara Municipal, dentre outros secretários e convidados. A presidente da Faec agradeceu ao advogado pelos novos exemplares. “A cada ano temos recebido novos livros e nos tornado referência graças ao ato de doação. Estamos trabalhando para modernizar a biblioteca, receberemos novas estantes e temos vários projetos em execução, inclusive de acessibilidade, para melhor atender à população araguarina”.

O prefeito Raul Belém também agradeceu ao advogado. “Traz-me muita alegria poder participar de um momento como esse. É possível perceber que existem pessoas em nossa cidade como o Dr. Rogério, que amam a cidade e se preocupam com o futuro de Araguari e dos nossos jovens. Esse exemplo deve ser seguido por todos nós”.

O Espaço Jurídico foi criado em homenagem ao filho do advogado, o jovem Rodrigo Cardoso Fernal, que frequentava assiduamente a Biblioteca Municipal e também realizou a doação de diversos exemplares para o local. Em 2014, foram doados 150 exemplares, utilizados frequentemente pelos estudantes da área de Direito.

A Biblioteca Pública Municipal “Professor Paulo de Oliveira”, localizada na rua Virgílio de Melo Franco, 11, possui atualmente cerca de 60 mil exemplares para empréstimo, de diversos gêneros literários e recebe diariamente mais de 100 visitantes.

1 Comentário

  1. Everaldo Abrahão disse:

    OLá. Sempre acompanho seus artigos. Muito me enriquecem em aprender cada vez mais. Seu conteúdo
    é TOP. Obrigado !

Deixe seu comentário: