Saúde Alerta – Anabolizantes
qua, 19 de agosto de 2015 08:43
Estamos vendo no dia a dia dos consultórios médicos um aumento assustador do uso de anabolizantes para fins estéticos que prometem resultados rápidos como em um passe de mágica. Nos dias de hoje, vemos o uso indiscriminado dos anabolizantes com a finalidade de secar e trincar algumas partes do corpo de homens, mulheres e adolescentes, em diversas faixas etárias.

Anabolizante
Respeitar os limites do corpo, quando o assunto é o desejo pelo aumento dos músculos, é um fator a ser considerado . Muitos adeptos da prática de exercícios físicos recorrem a planos que prometem resultados rápidos. O problema aparece quando os treinos envolvem o uso de anabolizantes. O coração pode apresentar deficiências a partir do primeiro mês de uso de anabolizantes e pode ocorrer hipertrofia do coração e perda da força da contração do coração — esta última uma consequência irreversível.
Pode ocorrer também aumento da pressão arterial, alterações das paredes dos vasos sanguíneos e elevações dos triglicérides.
Além das complicações cardíacas, ocorre também a modificação das funções fisiológicas do fígado, que resulta em elevação do colesterol ruim (LDL) e diminuição do colesterol bom (HDL).
Nos homens, pode ocorrer atrofia do órgão sexual, levando à impotência sexual e esterilidade, além de paralisação da fabricação dos espermatozoides. Nas mulheres, tendência à masculinização como crescimento de pelos no rosto, aumento da secreção sebácea e da oleosidade da pele, surgimento de espinhas e engrossamento da voz, redução de mamas e interrupção da menstruação.
Os riscos de câncer, diabetes e lesões no fígado muitas vezes irreversíveis também são maiores.
Os esteroides anabólico-androgênicos, mais conhecidos como anabolizantes, são substância que contém o hormônio chamado de testosterona. Esse é um produto de uso medicinal legalizado.
As pessoas recorrem a esse tipo de hormônio com a finalidade de aumento da massa muscular e da força física, além de melhor resultado no desempenho físico.
Sugere-se, para quem deseja músculos maiores e não atinge o resultado apenas com a musculação, a procura de um tratamento com um nutricionista esportiva de boa referência e ética.
Dessa forma o resultado desejado será alcançado de forma saudável e eficaz, caso o paciente siga as indicações feitas pelo profissional.
Contudo, para quem pretende iniciar ou usa anabolizantes, o acompanhamento por um profissional em Medicina do Esporte poderá dirigir o paciente com o intuito de livrá-lo de possíveis complicações. O grande problema é o mito de que usar estes tipos de hormônios por ciclos não causaria problemas. Mortes e complicações cardíacas continuam a ocorrer por bastante desinformação da maioria dos usuários de anabolizantes.
Quanto vale sua saúde e qualidade de vida? Um verão?
Uma frase muito usada no interior do Brasil que reflete a saúde de quem utiliza esteroides na busca incansável e irresponsável do corpo perfeito é: por fora bela viola, por dentro pão bolorento.
Reflitam nisso.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Uberlândia perderá 38 orelhões até 28 qui, 29 de janeiro de 2026
- Wesley Lucas participa de assembleia que reúne lideranças do esporte mineiro qui, 29 de janeiro de 2026
- Carreta com carga de algodão pega fogo e mobiliza equipes na BR-050 qui, 29 de janeiro de 2026
- Governo de Minas anuncia IPVA 2026 e amplia força-tarefa para combater golpes contra contribuintes qui, 29 de janeiro de 2026
- 53º BPM intensifica operações alusivas ao 29º aniversário da 9ª RPM qui, 29 de janeiro de 2026
- Anderson Castro desiste de sua candidatura à presidência da Liga Araguarina de Futebol qui, 29 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Indianópolis reforça compromisso social em reunião com beneficiários do Bolsa Família qui, 29 de janeiro de 2026
- Araguari se prepara para o início do ano letivo qui, 29 de janeiro de 2026
- VIRA-LATA – 29 DE JANEIRO qui, 29 de janeiro de 2026
- Campos da prefeitura passam por recuperação visando a temporada 2026 qui, 29 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
