Radar – Ningúem sai, ninguém entra!
qui, 13 de agosto de 2015 08:22NINGUÉM SAI, NINGUÉM ENTRA!
A greve do Cartório Eleitoral vem impedindo que os partidos façam novas filiações ou desfiliações.
SÓ NA PALAVRA
Dessa forma, a maioria dos partidos políticos da cidade não pode oficializar suas novas filiações e muitas dessas estão informais.
NO MESMO LUGAR
O diretório do PPS local presidido por Marlos Fernandes informou que o secretário Odon Naves ainda continua filiado ao PPS e a razão certamente é a greve do cartório uma vez que Odon dificilmente não irá para o PV após receber o convite do prefeito Raul Belém (PP).
ISSO TUDO?
Outro dado preocupante é que em Araguari há registro de 8.460 eleitores em débito com a Justiça Eleitoral. É o que elege com sobra dois vereadores.
CISCO NO OLHO
Segundo levantamentos, um ocupante de cargo de confiança (secretário) também figura na relação de pendentes com a Justiça Eleitoral.
FORA DE COMBATE?
Uma fonte encaminhou à coluna a informação de que o ex-prefeito “Mãe Preta” que vem se manifestando como candidato a prefeito nas próximas eleições, continua inelegível por oito anos por não fazer a prestação de contas da sua campanha para deputado em 2010 (lembrando que esse ano ele só colocou o nome, mas não a campanha na rua). Por outro lado, o PRTB havia garantido que o mesmo estaria liberado para a disputa.
CONTATO
Assim que tomou conhecimento da edição de ontem desta coluna, a assessoria do Deputado Estadual Professor Neivaldo (PT) entrou em contato e prometeu notícias no estado em relação às obras da LMG-748. Ontem cobrei do deputado o anúncio feito por sua assessoria para a retomada dos trabalhos no referido trecho.
COM MORAL
A posse oficial da delegada Mary Simone Reis na chefia da 4ª Delegacia Regional de Polícia Civil marcada para o próximo dia 20, entrou no calendário de festividades de aniversário de Araguari. Paulistana de nascimento e Araguarina de coração, Mary vem respondendo pela função desde 10 junho e promete muito trabalho para desenvolver seus projetos uma vez que são 19 anos de Araguari.
REUNIÃO NO MINISTÉRIO PÚBLICO
Nesta sexta feira, às 14 horas, uma equipe de Belo Horizonte, da SEE e da SEDS, irá explicar sobre um projeto piloto que deve ser implantado em Araguari. O projeto será destinado aos 108 presos que cumprem pena domiciliar em Araguari e decorre de proposta da 1ª Promotoria de Araguari. Se for aprovado poderá servir de modelo para as demais Comarcas de Minas Gerais e até do Brasil. Estes 108 presos, condenados no regime aberto, deveriam estar em albergue diariamente no período noturno. Mas, como em Araguari não existe albergue, eles cumprem a pena com recolhimento domiciliar. A Polícia Militar visita periodicamente, mas é uma difícil fiscalização. Serão disponibilizadas sete salas de aula conforme a instrução do condenado. A Escola havia sido escolhida, mas encontrou resistência por parte da Direção. Será uma reunião com vários setores. Então para evitar que sejam recolhidos em Albergue no período noturno, propôs-se que apenas estudem no período noturno. E para cada três dias de estudo, e com aprovação escolar, será abatido um dia da pena. Com este projeto também será possível acabar com o tradicional discurso de que cometem crimes por falta de oportunidade. Ela está sendo concedida, agora depende da meritocracia de cada um e do esforço.
E-MAIL RECEBIDO
Sobre as declarações nesta coluna do Vereador Dhiosney Andrade, informo que desde a publicação do Decreto nº 056/2014, idealizado por mim, enquanto secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Habitação do atual governo municipal (exonerado, a pedido próprio, em 16/01/2015) foram desenvolvidas duas modalidades para executar as indicações dos beneficiados ao “Programa Minha Casa, Minha Vida”, conforme as regras estabelecidas na Portaria Interministerial nº 595. Os SORTEIOS (sempre realizados sob acompanhamento, a fiscalização e chancela do Ministério Público local); 2º) IVS – ÍNDICE DE VULNERABILIDADE SOCIAL apurado de maneira aritmética (pontuação), obtida mediante uma rigorosa análise do histórico socioeconômico dos cidadãos requerentes, realizada por diversos órgãos da administração pública (secretarias de Saúde, Obras, Trabalho e Ação Social), ratificados pela apresentação de documentos oficiais, expedidos por profissionais reconhecidos por seus conselhos federais (médicos, psicólogos e engenheiros) chancelados pelo Conselho Municipal de Habitação, cuja tabela de parâmetros a serem analisados e o respectivo peso dos valores de pontuação para cada característica estão descritos no referido decreto. Todavia, especificamente para esclarecer ante a quaisquer afirmações equivocadas ou interpretações errôneas da legislação e seus desdobramentos operacionais, informo que sob minha gestão NENHUM PROCESSO DE VULNERABILIDADE FOI CONCLUÍDO E/OU APRESENTADO à instituição financeira responsável pela análise e contratação. Até minha data de saída, existiam 116 processos de requerentes ao benefício (e apenas uma reserva de 80 Unidades Habitacionais para esta categoria) e que ainda estavam sob análise de documentos. Por outro lado, reforço que os critérios de vulnerabilidade foram ratificados pelo Decreto 012/2015, de Fevereiro deste ano – publicado após a minha saída da Administração -, instrumento legal, sob o qual os processos contemplados deverão ter apresentado obediência, em que pese as penalidades legais as quais os atuais gestores dos programas habitacionais em Araguari deverão responder, caso se comprove as alegações apresentadas pelo Vereador.
Nilton Eduardo Castilho
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- AL discute transferência da Hidroex para Uemg sáb, 23 de novembro de 2024
- Juiz de Fora registra redução de roubos e crimes sex, 22 de novembro de 2024
- Coluna: Furando a Bolha (20/11) qui, 21 de novembro de 2024
- Montes Claros sediará Projeto SUS Escolha qui, 21 de novembro de 2024
- Legislativo promove terceira sessão ordinária do mês: resumo das discussões qua, 20 de novembro de 2024
- Operação Fronteira segue com mais apreensões de drogas na BR-050 qua, 20 de novembro de 2024
- Mulher morre após colisão frontal entre veículo e caminhão na AMG-1005, em Indianópolis qua, 20 de novembro de 2024
- Caratinga terá campus do IF Sudeste ter, 19 de novembro de 2024
- Coluna: Radar (19/11) ter, 19 de novembro de 2024
- Maior planta do mundo de nióbio inaugurada em Araxá seg, 18 de novembro de 2024
> > Veja mais notícias...
As filiações e desfiliacoes junto à Justiça Eleitoral são feitas pelos partidos através do aplicativo Filiaweb, via internet.