Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Condutores de motonetas devem registrar veículo e se habilitar

qui, 30 de julho de 2015 06:31

Da Redação

Aproximadamente 53 municípios mineiros integrados ao Sistema Nacional de Trânsito, deverão emplacar e licenciar os veículos com até 50 cilindradas, conhecidos como “cinquentinhas”.  O registro, que antes ficava sob a responsabilidade dos municípios passa a ser efetivado pelo Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN-MG). Com a iniciativa, o prazo para a regularização é de seis meses.

Motonetas de 50 cilindradas, as famosas “cinquentinhas” deverão ser registradas pelo DETRAN de Minas Gerais

Motonetas de 50 cilindradas, as famosas “cinquentinhas” deverão ser registradas pelo DETRAN de Minas Gerais

 

A mudança, oficializada em convênio que deve ser assinado na primeira quinzena de agosto, é uma demanda das prefeituras, que relatam não terem condições de realizar o emplacamento nem de fiscalizar esse tipo de veículo, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Com isso, o emplacamento dessa frota se torna obrigatório, bem como o pagamento de IPVA e outras taxas.

Araguari está entre estas cidades. Segundo informações do DETRAN, atualmente existem 30.098 ciclomotores registrados em todo o Estado. Em Araguari, são aproximadamente 1.702, ficando atrás de Uberlândia com 3.192 e Uberaba que lidera a lista com 4.232 veículos emplacados. Quanto ao início da fiscalização segundo a delegada e diretora do Detran Andrea Claudia Vaccchiano será feito um período de adaptação quando todas as prefeituras serão informadas sobre a nova decisão.

“Acreditamos que a partir de fevereiro de 2016 possamos iniciar a fiscalização destes veículos. Aqueles que estiverem irregulares poderão ser multados e os veículos apreendidos, conforme artigo 162 do CTB,” ressaltou.

Segundo ela, a medida irá auxiliar tanto na segurança viária quanto pública, uma vez que os veículos não registrados são utilizados por pessoas inabilitadas e também em práticas criminosas. Para conduzir estes veículos, é preciso ter 18 anos e possuir habilitação na categoria A ou ainda a Autorização de Condução de Ciclomotores (ACC).  O condutor precisa comprar o laudo, fazer os exames médicos e psicológicos na clínica médica credenciada e em seguida procurar um Centro de Formação para Condutores (CFC) para fazer as aulas teóricas e práticas. Se aprovado ele poderá ter autorização para conduzir o ciclomotor.

Ao adquirir a cinquentinha o proprietário precisa realizar o primeiro emplacamento, além de efetuar o pagamento de todas as outras taxas como o seguro obrigatório (DPVAT) e o IPVA que vai ser calculado de acordo com o valor da motoneta, e como todo veículo automotor é necessário que anualmente seja pago o valor do licenciamento e das outras taxas, que de acordo com o número final da placa tem uma data de vencimento que pode ser consultada através do site www.detran.mt.gov.br.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: