Quinta-feira, 12 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Corpo de Bombeiros alerta para o perigo das queimadas urbanas

qui, 23 de julho de 2015 06:49

Da Redação

A 4ª Companhia do Corpo de Bombeiros vem promovendo um intenso trabalho de fiscalização durante esta época do ano, visando coibir as queimadas urbanas na cidade. A maioria dos registros ocorre principalmente entre os meses de julho e setembro, que são considerados os mais críticos em relação ao período de estiagem e a baixa umidade associada ao calor intenso.

Maior número de incêndios são registrados durante os meses de julho à setembro, devido à estiagem

Maior número de incêndios são registrados durante os meses de julho à setembro, devido à estiagem

 

Em entrevista à reportagem, o sargento Lucenildo Batista Alves chamou a atenção ao fato de que a Corporação está atendendo diariamente muitos casos em terrenos baldios por toda a cidade e em áreas rurais. Segundo ele, a falta de conscientização de algumas pessoas também contribui para esses incidentes.  “Os cidadãos tem o costume de colocar fogo em terrenos para limpá-los. É muito fácil perder o controle do fogo, pois o mato está seco, o que deixa a propagação mais rápida,” ponderou.

Para o sargento, é importante prevenir as queimadas por elas serem prejudiciais à qualidade do ar, ao clima e ao ecossistema. Nos casos de pessoas que necessitam limpar terrenos, a alternativa apontada pelo sargento é o tratamento com produtos químicos – chamados popularmente de “mata-mato”. Outra situação que merece destaque é o período de férias escolares, quando as crianças aproveitam o tempo livre para ajudar os pais na limpeza de quintais e retirar o lixo.

“Que os pais estejam atentos, pois o mato está propício para os focos de incêndio. Por isso, é preciso redobrar o cuidado, deixar as crianças longe de qualquer situação parecida, pois a fumaça que é inalada pode gerar riscos à saúde delas e de pessoas que tenham problemas respiratórios,” alerta o sargento.

Quanto aos casos registrados na zona rural do município, o bombeiro ressalta a importância de que os produtores rurais, com autorização prévia, façam aceiros ou barreiras que impeçam a propagação das chamas, providenciando a limpeza do local. Nas rodovias no Estado, a principal causa das queimadas é o lançamento de tocos de cigarros pelas janelas dos veículos. A vegetação seca se torna combustível para o fogo, queimadas para fins agrícolas não autorizadas e também os balões. “O trabalho conjunto com a população é fundamental, pois não basta a conscientização. Precisamos também das ações por parte das pessoas”, completou.

Ao encontrar uma queimada ou incêndio de qualquer espécie, a orientação é ligar imediatamente para o número 193 e notificar os Bombeiros. Se uma pessoa for flagrada ateando fogo em terreno baldio ou alguma área florestal pode ser presa.

De acordo com a Lei do Meio Ambiente e o artigo 250 do Código Penal, atear fogo sem autorização do Ibama, Instituto Estadual de Florestas (IEF) ou órgãos competentes é crime ambiental e pode render penalidades administrativas, multas e até reclusão de seis meses a quatro anos.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: