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MGO Rodovias atende mais de 50 mil ocorrências em um ano de atividades na BR-050

sex, 17 de julho de 2015 08:32

Da Redação – Com Assessoria

Serviços incluem socorro médico, mecânico, inspeção de tráfego, combate a incêndio e outros

O Serviço de Atendimento ao Usuário da MGO Rodovias completou, no dia 8 de julho, um ano de atividades na BR-050. Foram 53.892 ocorrências, dentre socorro mecânico, atendimento médico/pré-hospitalar, inspeção de tráfego, combate a focos de incêndio e apreensão de animais, no trecho sob concessão da empresa. Em Minas Gerais a equipe registrou 34.492 ocorrências (218,1 quilômetros) e em Goiás 19.400 (218,5 quilômetros).

MGO Rodovias possui nove unidades de serviço de atendimento instaladas em pontos estratégicos da rodovia

MGO Rodovias possui nove unidades de serviço de atendimento instaladas em pontos estratégicos da rodovia

 

De acordo com Sérgio Luccas, assessor de comunicação da empresa, o serviço de atendimento conta com 270 profissionais especializados. “A MGO possui dez veículos de inspeção de tráfego, nove guinchos leves, quatro guinchos pesados, seis ambulâncias de resgate, três ambulâncias UTI com médicos, três caminhões-boiadeiro para apreensão de animais e três caminhões-pipa para combate de focos de incêndio, totalizando 38 veículos, além da reserva e apoio operacional”.

A MGO Rodovias possui nove unidades de serviço de atendimento (SAU), instaladas em pontos estratégicos da rodovia. “As equipes são acionadas pelo Centro de Controle Operacional da MGO e se deslocam para atender rapidamente os usuários em situação de emergência”. As unidades contam com estacionamento, sanitários, água potável, área de descanso e telefone público.

Segundo o assessor, o serviço de inspeção de tráfego, que monitora diariamente a rodovia na prevenção de acidentes, foi o mais acionado no último ano. “Cada veículo roda, em média, 520 quilômetros por dia em busca de irregularidades. Foram registrados 26.734 eventos diversos, incluindo atendimento a veículos com pane mecânica, auxílio em troca de pneus, remoção de objetos na pista e sinalização no caso de acidentes”.

O socorro mecânico prestou 19.886 atendimentos (12.991 em Minas Gerais) e o socorro médico 1.151 atendimentos clínicos. Em ocorrências de acidente, o resgate foi acionado 1.119 vezes e as ambulâncias com UTI e médico atenderam 378 delas.“Esse atendimento clínico geralmente é para pessoas que estão viajando e sentem algum mal estar. Em Minas Gerais, foram 670 casos e de atendimentos em acidentes, foram registrados 738”. A empresa atendeu também 373 focos de incêndio e os caminhões-boiadeiro realizaram a apreensão 37 animais de grande porte na pista e retiraram ou afugentaram 347 animais de pequeno porte.

A quantidade de acidentes registrada no trecho sob concessão da empresa foi de 1.536, com 876 feridos, 33 vítimas fatais e 3.048 envolvidos, que saíram ilesos. Desses, 1.077 foram em Minas Gerais, com 550 feridos e 15 vítimas fatais. “Os tipos de acidente de maior incidência foram saída de pista (273), colisão traseira (213), capotamento (215), dentre outros. A principal causa foi excesso de velocidade e imprudência dos motoristas”.

Sérgio Luccas ressalta que todos os veículos da empresa são orientados a verificar veículos estacionados na rodovia. “A viatura aborda o motorista e chama o veículo adequado, além de realizar os procedimentos de segurança. Temos também um sistema de rádio comunicação digital e várias torres instaladas em toda a rodovia”. O assessor comenta que, apesar de existirem alguns pontos sem sinal de telefonia na estrada, a empresa possui 24 câmeras instaladas ao longo do trecho para o serviço de controle e monitoria. “Em geral, os usuários conseguem entrar em contato, mas até o início do próximo ano teremos 200 câmeras instaladas para melhorar e agilizar o atendimento. Essas câmeras possuem um alcance de 3 km e conseguem identificar as placas dos veículos, então, saberemos enviar os recursos necessários”.

O assessor ressalta que esses recursos são um grande benefício para os usuários. “Os condutores pagam o pedágio, mas recebem diversos serviços em retorno, além de uma rodovia bem conservada, com placas e pintura. Na praça de Araguari, o motorista paga R$ 3 e recebe o guincho gratuito, enquanto que, se ele fosse contratar o serviço, pagaria em média R$ 150. De acordo com o profissional, o trecho entre Araguari e Uberlândia ainda não foi entregue pelo DNIT. “Temos reclamações de sinalização apagada, porém, como ainda não recebemos essa parte da rodovia, realizamos apenas os serviços de atendimento ao usuário, capina e conserva. A recuperação de sinalização, placas, pintura de faixas e outros será realizado após a entrega”.

O contrato de concessão assinado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem a duração de 30 anos e inclui administração, recuperação, conservação, manutenção, ampliação e operação da BR-050, abrangendo os municípios de Cristalina, Ipameri, Campo Alegre de Goiás, Catalão, Cumari, Araguari, Uberlândia, Uberaba e Delta. Os usuários da rodovia podem entrar em contato com o Centro de Controle Operacional (CCO) através do número 0800-9400700. Mais informações no site www.mgorodovias.com.br.

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