Palestra arrecada mais de 200 kg de alimentos para instituições de caridade
sáb, 23 de maio de 2015 06:55por P.J. Godoy
Idealizado pela Aprocima, evento conduzido por Renato Peters foi sucesso de participação
Quando deixou o município, há 16 anos, o araguarino Renato Peters dificilmente imaginava que um dia seria o protagonista do principal evento de jornalismo no mês em toda a região. A surpresa veio na noite da última quinta-feira, 21, quando diversas pessoas se reuniram no auditório da CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) para assistir uma palestra inédita em sua cidade natal.
Nas palavras de Renato Peters, “As histórias de um araguarino pelo mundo” contagiaram o público, que se divertiu entre relatos emocionantes e ‘atrapalhadas’ durante a carreira. Com duas Copas do Mundo, Taça Libertadores, Mundial de Clubes, Jogos Paralímpicos de Londres, conflitos no Haiti, Grandes Prêmios de Fórmula 1 e entrevistas memoráveis, assuntos não faltaram para entreter desde crianças até moradores mais experientes.
Para a estudante de jornalismo, Andressa da Cunha Magalhães Clemente, o evento ainda serviu para quebrar algo que até então, era tido como um tabu para o futuro de sua carreira. “Acredito que, principalmente para mim, pois estou no primeiro período e sou araguarina, a palestra deu uma esperança que desconstrói aquilo de poder ascender na profissão apenas entre o eixo Rio-São Paulo. Também gostei quando ele falou das mudanças de trajetória em uma matéria, como no Haiti, onde ele foi para fazer reportagens de esporte e acabou cobrindo uma guerra. Isso mostra que o jornalismo é um segmento que foge da rotina, motivo que mais me identifica, por isso escolhi o curso”, destacou.
Idealizador do evento e presidente da Aprocima (Associação dos Profissionais de Comunicação e Imprensa de Araguari), Márcio Eduardo Marques classificou como uma oportunidade de ampliar o conhecimento da comunidade.
“Acredito que atendeu as expectativas. Conseguimos encher o auditório, com uma participação de pessoas de todas as idades. A ideia era justamente que fosse uma palestra para todos os araguarinos. Infelizmente, alguns deixaram para a última hora e não podíamos abrir mais inscrições por falta de espaço. Mesmo assim, não apenas eu como o próprio Renato ficou bastante satisfeito de pela primeira vez poder contar suas aventuras e experiências pelo mundo em sua cidade, mostrando como é a vida de um jornalista. Foi um momento de bastante aprendizado”, afirmou, antes de reiterar sobre outro lado da ocasião.
“Como o evento não tinha nenhum cunho político ou financeiro, pedimos a colaboração com 2 kg de alimento não perecível. Felizmente, todos atenderam e conseguimos arrecadar mais de 200 kg, que serão doados para duas instituições de caridade”, completou.
HOMENAGEM
Com apoio do cerimonial Ideia Fixa; Total Service Logística; Trebeschi Tomates; Imepac; Supermercado Mega Tejotão; CDL Araguari; Gazeta do Triângulo; Franco Produções, Aprocima e do vereador Giulliano Sousa Rodrigues – Tibá (PTC), o jornalista Renato Peters recebeu das mãos do empresário da SCJ Juberson dos Santos Melo, uma locomotiva produzida em madeira pelo artesão Sebastião Marques.
PRÓXIMOS EVENTOS
Perguntado acerca de outras iniciativas este ano, o presidente da Aprocima apontou algumas novidades. “Estamos preparando a primeira “Feijoada da Imprensa”, realizada pela associação e aberta a todos os araguarinos em junho. Será mais um evento sem fins lucrativos, que servirá para movimentar a população e mostrar que podemos fazer coisas boas por aqui, sem precisar sair da cidade. Também teremos a sede provisória, algo que jamais tivemos, em um local cedido pelo prefeito Raul Belém (PP) na praça dos Ferroviários”, adiantou.
A Aprocima ainda prepara duas novas palestras para a população. Uma delas será com a jornalista e escritora Mônica Cunha. Sobre a outra, Márcio Marques preferiu não antecipar, mas informou algumas pistas do próximo protagonista.
“Pretendemos trazer entre outubro ou novembro um esportista de renome nacional e internacional, campeão mundial e olímpico. Estamos trabalhando com dois nomes. O próprio Renato Peters se prontificou em ajudar a conseguir para a realização do evento, que também será sem fins lucrativos”, explanou.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 12 DE MARÇO qui, 12 de março de 2026
- AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA VAI DISCUTIR RADARES, VIDEOMONITORAMENTO E ARRECADAÇÃO DE MULTAS EM ARAGUARI qui, 12 de março de 2026
- Araguari intensifica fiscalização para combater focos do mosquito da dengue qui, 12 de março de 2026
- DIREITO E JUSTIÇA – 12 DE MARÇO qui, 12 de março de 2026
- Cascalho Rico realiza mutirão de tomografias em parceria com o AMVAP Saúde qui, 12 de março de 2026
- Prefeitura intensifica ações educativas sobre uso de bicicletas elétricas no trânsito qui, 12 de março de 2026
- Capacitação fortalece atuação das equipes da Assistência Social em Araguari qui, 12 de março de 2026
- MOMENTO DO VÔLEI – 12 DE MARÇO qui, 12 de março de 2026
- Araguari amplia qualificação no boxe em curso com técnico da Seleção Brasileira em Tóquio qui, 12 de março de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo intensifica manutenção em estradas rurais para garantir segurança e preservação ambiental qui, 12 de março de 2026
> > Veja mais notícias...
