Em mutirão de limpeza contra a dengue, quase 4 toneladas de lixo são retirados de residências
ter, 28 de abril de 2015 06:00Da Redação
Realizado pela secretaria de Saúde em parceria com a de Serviços Urbanos no último sábado, 25, o mutirão de limpeza percorreu o Residencial Monte Moriá e os bairros Brasília, Madri e Maria Eugênia. Entre agentes de combate a endemias e funcionários da prefeitura, 130 pessoas participaram da ação.

Mutirão de limpeza contra dengue visa eliminar possíveis criadouros em regiões da cidade que apresentam altos índices de infestação
O resultado surpreendeu até mesmo quem está acostumado a encontrar criadouros em residências. Segundo o coordenador do Controle de Zoonoses, Welligton Colenghi, foram recolhidas 3,9 toneladas de lixo das residências. “Só no bairro Brasília enchemos quatro caminhões do tipo caçamba. É muita coisa,” contou.
Pneus, garrafas plásticas, tambores e lonas estão entre os principais materiais removidos pelo mutirão, que serviu também para reforçar as orientações junto aos moradores. “Nós mesmos entramos na residência e também nos deparamos com depósitos que podiam ser tampados, como caixa d’água, tambores; então fizemos esse trabalho. Como o agente tem conhecimento técnico, ele consegue avaliar os recipientes com potencial para servir de criadouro,” explica o coordenador.
Durante o Dengômetro, realizado no residencial Monte Moriá, 150 quilos de reciclável foram trocados por objetos escolares. A secretaria de Serviços Urbanos promoveu serviço de limpeza em alguns terrenos.
Para Colenghi, também foi surpreende a quantidade não só de criadouros em potencial. Muitos estavam inclusive com focos do mosquito. “O mutirão não é um serviço de rotina e nem obrigação do poder público. É uma ação complementar. Como estamos vivendo um surto de dengue no município, precisamos empreender essas iniciativas,” concluiu.
No próximo sábado, 2 de maio, é a vez dos bairros Amorim e Novo Horizonte receberem o mutirão de limpeza, das 7 às 11h e das 13 às 17h.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 12 DE MARÇO qui, 12 de março de 2026
- AUDIÊNCIA PÚBLICA NA CÂMARA VAI DISCUTIR RADARES, VIDEOMONITORAMENTO E ARRECADAÇÃO DE MULTAS EM ARAGUARI qui, 12 de março de 2026
- Araguari intensifica fiscalização para combater focos do mosquito da dengue qui, 12 de março de 2026
- DIREITO E JUSTIÇA – 12 DE MARÇO qui, 12 de março de 2026
- Cascalho Rico realiza mutirão de tomografias em parceria com o AMVAP Saúde qui, 12 de março de 2026
- Prefeitura intensifica ações educativas sobre uso de bicicletas elétricas no trânsito qui, 12 de março de 2026
- Capacitação fortalece atuação das equipes da Assistência Social em Araguari qui, 12 de março de 2026
- MOMENTO DO VÔLEI – 12 DE MARÇO qui, 12 de março de 2026
- Araguari amplia qualificação no boxe em curso com técnico da Seleção Brasileira em Tóquio qui, 12 de março de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo intensifica manutenção em estradas rurais para garantir segurança e preservação ambiental qui, 12 de março de 2026
> > Veja mais notícias...
Infelizmente todo ano e a mesma coisa depois da epidemia de dengue a prefeitura faz mutirão para limpar casas quintais que são os mesmos todo ano.
Devíamos ter uma lei para forçar todos a manter seus quintais limpos, poderíamos contar com o apoio do pessoal da saúde que faz as visitas indicando nos seus relatórios as casas e quintais sujos,mesmo que a prefeitura limpasse cobraria nos impostos ,só assim os donos manteriam os seus quintais e casas limpas.