Servidores participam de formação continuada no Centro Municipal de Estudo e Projetos Educacionais
dom, 19 de abril de 2015 06:30Da Redação – Com Assessoria
Mais de 15 mil profissionais foram atendidos apenas em 2015
O Centro Municipal de Estudo e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe) ofereceu, entre os meses de fevereiro e abril deste ano, formação continuada para 15.800 servidores municipais. O balanço realizado por profissionais do Centro mostra a média de cinco mil atendimentos mensais.
A maioria dos participantes faz parte do quadro de profissionais da secretaria de Educação, com 9.425 servidores. “Ao oferecermos formação continuada estamos nos pautando pelo incentivo à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber”, afirmou a diretora do Cemepe, Iraídes Reinaldo da Silva. Além da Educação, as secretarias de Administração e Saúde estão entre aquelas que mais procuram pelos cursos do Centro.
Entre as diversas temáticas abordadas, as mais procuradas são “Gênero, raça e etnia”, “Linguagens e artes”, “Tecnologia e Educação”, “Atendimento Educacional Especializado”, “Educação de Jovens e Adultos” e “Direitos Humanos”. No caso da secretaria de Educação, além de professores e educadores infantis, também são atendidos inspetores, assessores pedagógicos, administradores, instrutores de línguas estrangeiras e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais, entre outros. Geralmente, os cursos são ministrados pelos próprios profissionais da rede municipal de ensino, que compartilham suas especialidades com os demais integrantes do corpo docente.
Números do Cemepe entre fevereiro e abril deste ano:
– 10 núcleos desempenham os trabalhos, sendo eles: Linguagens, Infâncias, Ensino Fundamental, Tecnologia e Educação, Apoio às Diferenças Humanas, Educação em Direitos Humanos, Assuntos Estudantis, Educação das Relações Etnicorraciais, Gestão Democrática e Educação de Jovens e Adultos;
– 15.800 profissionais atendidos na formação continuada;
– 52 escolas atendidas receberam rodas de conversa, que aproximam a secretaria de Educação e o Cemepe das unidades escolares;
– 5 mostras de práticas pedagógicas das escolas com manifestações culturais, artísticas e pedagógicas de docentes e de discentes em várias temáticas;
– 490 profissionais de 52 escolas de ensino fundamental receberam treinamento para implantação do Diário Eletrônico;
– 1.061 profissionais de educação infantil também receberam treinamento para implantação do Diário Infantil;
– Cursos para 97 profissionais que atuam nas bibliotecas das escolas municipais;
– Disponibilizou mais de 3.500 livros para o projeto Leitura no Ponto;
– 222 profissionais atendidos durante o Seminário Projeto Político Pedagógico (PPP), em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em fevereiro deste ano.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 27 DE JUNHO sáb, 27 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 27 DE JUNHO sáb, 27 de junho de 2026
- MOMENTO BNI – 27 DE JUNHO sáb, 27 de junho de 2026
- Presença policial segue forte dentro da Operação “Cerco Fechado” sáb, 27 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo intensifica limpeza urbana e reforça ações de combate à dengue sáb, 27 de junho de 2026
- Bancos, comércio e escolas estão com horários alternados devido ao jogo da Seleção Brasileira nesta segunda-feira sáb, 27 de junho de 2026
- Georreferenciamento moderniza fiscalização do IPTU e amplia atualização cadastral em Araguari sáb, 27 de junho de 2026
- BR-050 tem mais uma tarde de trânsito parado devido a incêndio em carreta sáb, 27 de junho de 2026
- Em ações voltadas para o Bairro Rosário, Vereador Guilherme Santana solicita melhorias na Praça da Medalha Milagrosa e construção de sanitários na Praça do Rosário sáb, 27 de junho de 2026
- Prefeitura de Grupiara conquista novo ônibus escolar em parceria com o deputado federal Zé Vitor sáb, 27 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...
