IMEPAC consolida Trote Universitário nesta semana
qua, 15 de abril de 2015 07:10Mel Soares
O Trote Solidário acontece nesta quinta-feira, 16, entre às 7h30 e 11h30, no Bloco Verde da IMEPAC (salas 01 a 07), em parceria com o Hemocentro Regional de Uberlândia.
Iniciado no ano de 2013, o projeto Trote Universitário “Doe Sangue, Doe Vida” foi idealizado pelo aluno Frank Aquino, juntamente com o diretório acadêmico de Medicina e coordenado pela professora e doutora em Genética, Rosana de Cássia Oliveira.

Último trote solidário aconteceu no mês de setembro do ano passado
Em entrevista, a professora enfatiza sobre a importância do ato humanitário e a sensibilização dos alunos e araguarinos em aderirem à causa de maneira responsável.
“O Hemocentro disponibiliza sessenta fichas, mas nem todas são preenchidas até o final, pois há desistências devido a demora, dependendo da fila. A ficha com os dados do doador que desistiu, não pode ser substituída, e o número de doadores acaba sendo aquém do esperado, pois quem realmente desejava fazer a doação, independente da morosidade, é impedido por não haver fichas suficientes”, conscientizou.
Por isso, a coordenadora do projeto orienta que as pessoas precisam se atentar que o tempo mínimo de doação é entre 1 hora e 1 hora e meia. Lembrando que todos os doadores têm direito ao atestado que abona o dia de trabalho de acordo com a lei federal n° 1075 de 27/03/05.
No último Trote Solidário, em setembro do ano passado, quarenta e sete pessoas foram consideradas aptas a doarem, destas, quarenta e duas realizaram a doação.
De acordo com informações, os interessados devem levar no dia da doação, documento oficial de identificação com foto (Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho, Certificado de Reservista, Carteira do Conselho Profissional ou Carteira Nacional de Habilitação).
Além disso, precisam estar bem de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 67 anos sendo que, dos 16 até 18 anos incompletos, é imprescindível o consentimento formal dos responsáveis.
Os doadores não precisam estar em jejum, por outro lado, é necessário que não tenham ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores, e evitado fumar por, pelo menos, duas horas antes.
Além disso, o doador precisa evitar alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação.
Outra informação necessária é que os doadores que fizeram tatuagem um ano antes da doação e/ou tiveram Hepatite após 10 anos de idade não podem realizar a doação.
Mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas e usuários de drogas também não poderão participar do trote solidário.
Lembrando que, o intervalo para doação feita pelos homens é de 60 dias (até quatro doações por ano) e pelas mulheres deve ser maior, 90 dias (até três doações por ano).
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 27 DE JUNHO sáb, 27 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 27 DE JUNHO sáb, 27 de junho de 2026
- MOMENTO BNI – 27 DE JUNHO sáb, 27 de junho de 2026
- Presença policial segue forte dentro da Operação “Cerco Fechado” sáb, 27 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo intensifica limpeza urbana e reforça ações de combate à dengue sáb, 27 de junho de 2026
- Bancos, comércio e escolas estão com horários alternados devido ao jogo da Seleção Brasileira nesta segunda-feira sáb, 27 de junho de 2026
- Georreferenciamento moderniza fiscalização do IPTU e amplia atualização cadastral em Araguari sáb, 27 de junho de 2026
- BR-050 tem mais uma tarde de trânsito parado devido a incêndio em carreta sáb, 27 de junho de 2026
- Em ações voltadas para o Bairro Rosário, Vereador Guilherme Santana solicita melhorias na Praça da Medalha Milagrosa e construção de sanitários na Praça do Rosário sáb, 27 de junho de 2026
- Prefeitura de Grupiara conquista novo ônibus escolar em parceria com o deputado federal Zé Vitor sáb, 27 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...