Projeto para restauro de estações ferroviárias irá beneficiar Araguari e região
sáb, 7 de março de 2015 01:44DA REDAÇÃO – A malha ferroviária que ligava Araguari, Uberlândia, Uberaba, Araxá e Ibiá, através da Linha Férrea Mogiana, poderá ser reativada. A informação foi repassada pelo prefeito Raul Belém (PP) que vê a região com potencial para preservação da memória ferroviária e fomentar o turismo. A iniciativa faz parte do ‘Projeto Trens Turísticos’, idealizada pelo Circuito Turístico do Triângulo Mineiro, Circuito da Canastra, Dos Lagos, Das Águas, e Caminhos do Cerrado.
O projeto em processo de viabilização busca agregar valor ao destino turístico, e ao mesmo tempo para um atrativo cultural na região. O assunto foi discutido durante reunião promovida na última quinta-feira, 5, na cidade de Uberlândia. Estiveram presentes autoridades regionais, bem como, o gestor do projeto e consultor em assuntos ferroviários, o engenheiro José Silva Coutinho.
Este primeiro encontro, segundo o gestor, baseou-se no levantamento dos custos referentes ao trecho da referida malha ferroviária. As Universidades Federais de Uberlândia (UFU) e do Triângulo Mineiro (UFTM) confirmaram parceira e aproveitaram a ocasião para apresentarem propostas de estudo da viabilidade a ser feito em dois trechos que ligam as cinco cidades.
O estudo do trecho de 214 quilômetros que une Uberlândia, Araguari e Uberaba, levaria 11 meses para ser produzido e um custo de R$ 1,7 milhão. Quanto ao trecho de 264 quilômetros que percorre Uberaba, Araxá e Ibiá, o prazo do estudo seria também de 11 meses com um investimento de R$ 1,9 milhão.
“Há quatro anos estamos amadurecendo o projeto que vai atender à macrorregião. Deve-se destacar que não há interesse em competir com o transporte rodoviário, pois não existe impedimento da mobilidade urbana ser trabalhada com integração rodoferroviária”, justificou José Coutinho.
Em breve, o gestor pretende visitar outras cidades mineiras, além do 11º Batalhão de Engenharia de Construção (Batalhão Mauá) que futuramente poderá colaborar com a reativação das linhas ferroviárias da região. Nova reunião deve ser programada também com representantes da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Araguari.
Estrada de Ferro Goiás
Instituída em 1927 às margens da BR-050, a Estação Stevenson acabou sendo desativada na década de 70 em virtude de alterações nas linhas férreas e problemas financeiros relacionados, sobretudo, ao declínio do cultivo de café naquele período. Em dezembro de 2012, o ponto ferroviário mais antigo do município foi reinaugurado. É importante salientar que a estação representava um relevante ponto de embarque de pessoas e carregamento de mercadorias na região, integrada à extinta Companhia Mogiana de Estradas de Ferro (CMEF) e ligando os estados de Minas Gerais e São Paulo.
Curiosidade
A estação de Stevenson, deveria se chamar Itirahy, mas, com a aposentadoria, por doença, do Inspetor-Geral da Cia. Mogiana, doutor Carlos William Stevenson, alterou-se o nome, na sua inauguração em 1927, para o atual. Foi construída na então localidade de Fundão. O engenheiro morreu em 1946. Em 1970, com a entrega da variante Ômega-Araguari, a estação foi substituída por uma nova versão (com o mesmo nome), na variante, e ficou fora dos trilhos. O prédio fica hoje às margens da rodovia que liga Uberlândia e Araguari.
Patrimônio Municipal
Os trilhos da ferrovia que corta o perímetro urbano de Araguari foram tombados como patrimônio histórico em dezembro de 2011. A decisão foi tomada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico, devido ao valor cultural, memorial e paisagístico. São 2,4 quilômetros de extensão desde o pátio da antiga companhia da Estrada de Ferro Goiás até o pátio da atual companhia ferroviária. A Locomotiva, exemplar dos 133 bens móveis da Estrada de Ferro Goiás também é um patrimônio do município.
4 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- PAPO ODONTO – 25 DE JUNHO qui, 25 de junho de 2026
- DA REDAÇÃO – 25 DE JULHO qui, 25 de junho de 2026
- DIREITO E JUSTIÇA – 25 DE JUNHO qui, 25 de junho de 2026
- MOMENTO DE VÔLEI – 25 DE JUNHO qui, 25 de junho de 2026
- Balança de Uberlândia tem recorde histórico qui, 25 de junho de 2026
- Prefeitura convoca aprovados em concurso público e processo seletivo qui, 25 de junho de 2026
- Alex Peixoto defende ampliação de prazo para auxílio de sepultamento e propõe mais acolhimento às famílias de Araguari qui, 25 de junho de 2026
- Jovem atleta araguarino se destaca em lutas de boxe qui, 25 de junho de 2026
- IPTU 2026: LEVI SIQUEIRA COBRA EXPLICAÇÕES DA PREFEITURA SOBRE METODOLOGIA UTILIZADA APÓS GEORREFERENCIAMENTO DOS IMÓVEIS qui, 25 de junho de 2026
- Ipiaçu e Monte Alegre são finalistas da Copa Amvap 2026 qui, 25 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...
Tem que reativar sim , pois em Araguari é o maior entrocamento ferroviário do Brasil , sou filha de Araguari e fiquei sabendo deste privilégio em viagem ate fora do Brasil, tem sim que competir sim com o transporte rodoviário que aliás nem deveria ter transportes por rodovia ser nossa produção atravancada pelo transporte rodoviário que torna mais cara o escoamento de nossa produção bem como é mais caro para nos brasileiros nos alimentar , veja o exemplo dos outros paises da Europa dos EUA, tem que acabar com esta mafia de transportes rodoviário . UM VAGÃO CORRESPONDE A TRES CARRETAS , OLHA SÓ COMO SERIA MELHOR PARA O NOSSO PAÍS .
E excelente este projeto, más o que está se vendo e que o trem turistico só leva o nome de Uberlandia fiquemos de olho pois daqui um pouco a nossa locomotiva trem turistico vai ficar na respectiva cidade vizinha que não tem quase nada de memoria da ferrovia é Araguari que tem. Porque não fazem esse trajeto até Catalão e algumas cidades de Goiás é como pessoa Bairrista que sou Uberlandia tá mandando, e levando vantagem. Com a palavra o Prefeito e o Secretário de Turismo de Araguari e nós Araguarinos alguns filhos de funcionários da Estrada de Ferro Goiás. Vamos ficar esperto.
Espere que não fique só no papel…
Vocês estão de parabéns.
Se realmente esse projeto for adiante, deixo aqui minha satisfação e disposição para trabalhar e ajudar essa Ferrovia a prosperar .