Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Biografia de Mário Nunes é lançada na Casa da Cultura de Araguari

sáb, 7 de março de 2015 00:45
 Mário Nunes, o “pai dos jornalistas”, ganha biografia lançada hoje. Foto: Blog da Teresa Cristina

Mário Nunes, o “pai dos jornalistas”, ganha biografia lançada hoje. Foto: Blog da Teresa Cristina

DA REDAÇÃO – Jornalista, radialista, jogador de futebol, vereador, fotógrafo, corretor de imóveis e até mágico. Mario Nunes era de tudo um pouco. O gosto pela escrita e o amor que nutria por sua querida terra natal eram a motivação para as cartas que escrevia cujo destino era os veículos de comunicação de todo o país. O assunto? Tudo de bom que houvesse em Araguari.

Esta e outras histórias estão presentes na biografia “Sou Mário Nunes de Araguari”, lançada hoje, às 19h, na Casa da Cultura Abdala Mameri. Na ocasião, haverá um coquetel de recepção para os convidados, com música ao vivo, apresentações de passagens do livro e sessão de autógrafos.

Escrito pelo historiador José Eustáquio Valverde Moraes, o livro reúne 351 páginas com fotografias, correspondências e vasto material cedido pela família com depoimentos de pessoas que o conheceram, publicado graças ao Programa Municipal de Incentivo à Cultura “Geraldo França de Lima” (PMIC), da Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec).

O trabalho de recolher informações para escrever a biografia teve início em 2011. O lançamento do livro estava previsto para 2012. No entanto, a tarefa de narrar as histórias e empreitadas do “pai dos jornalistas” tomou mais tempo que o previsto.

José Eustáquio conseguiu fazer um levantamento de todos os jogos em que Mário Nunes atuou, os prêmios e homenagens que recebeu em diversas ocasiões e fatos inusitados pouco conhecidos. Como a participação de figurante no filme “O Caso dos Irmãos Naves” (1967) e o trabalho na ferrovia, onde conheceu a esposa.

Em uma entrevista recente à Gazeta do Triângulo, o autor afirmou que a biografia é uma tentativa de desconstruir a imagem folclórica de Mário Nunes, revelando uma análise mais profunda em torno de suas motivações e aspirações. “Ele sempre foi visto assim devido às manias e o jeito extrovertido. Mas ele desenvolveu uma linguagem simples e curta, se preocupava com o uso de imagens, isso em 1947. Naquele tempo os textos eram ‘louvatórios’, extensos e repletos de adjetivos. Ele estava à frente de seu tempo, disse.

PRAÇA MÁRIO NUNES

Além do lançamento da biografia, nesta sábado, às 10h, o “pai dos jornalistas” dará nome a uma praça do Jardim Interlagos. A expectativa é que familiares, amigos e o prefeito Raul Belém (PP) prestigiem a ocasião. “Foi um orgulho para nós. Acho que ninguém amou essa cidade como meu pai. Pouco tempo antes de falecer, ele mandou fazer uma cruz para colocar em seu túmulo com a seguinte frase: ‘Mario Nunes amou Araguari’. É um dia de muita alegria para nós,” ressalta Mariaci Nunes.

1 Comentário

  1. Carlos augusto muniz disse:

    Meu nome carlos augusto. Nasci em 1934 e meu pai em 1900. Trabalhou na estrada de ferro goias de 1931 a 1948, quando saimos de araguari. Parabéns ao livro lançado. Somos de araguari. Como podemos receber o livro. EU SOU MARIO NUNES. ?

Deixe seu comentário: