Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Abertura oficial da Fenicafé atrai público de todo o país

qua, 4 de março de 2015 02:54
fenicafe1
Expectativa da ACA é receber cerca de 20 mil participantes, ao longo dos três dias de evento. Foto: Divulgação

Expectativa da ACA é receber cerca de 20 mil participantes, ao longo dos três dias de evento. Foto: Divulgação

Objetivo principal do evento é viabilizar mecanismos de preservação da água na plantação do café

MEL SOARES – Às 10h30 desta terça-feira, 3, no Pica Pau Country Club, Claudio Morales Garcia, presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) declarou aberta a 20ª Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura, que se estende até quinta-feira, 5. Diversas autoridades e representantes da cafeicultura participaram da abertura.

Francisco Sérgio de Assis, presidente da Federação dos Cafeicultores do Cerrado, composta por 55 municípios mineiros incluindo Araguari, parabenizou todas as pessoas envolvidas no evento, destacando a questão da água, um dos principais temas desta edição. “O nosso país é o segundo maior consumidor de café do mundo. Não esperávamos a falta de água no sudeste do Brasil, por isso, precisamos avaliar as tecnologias utilizadas, discutir e promover soluções para reduzir o uso de recursos hídricos”, explanou.

Em discurso, o prefeito Raul Belém (PP) resgatou sua história e destacou a produção de café realizada por familiares. “Estive sempre perto da história da cafeicultura da nossa cidade. Como prefeito, considero de extrema importância o setor para o desenvolvimento local, mesmo por que, a cafeicultura da nossa Araguari é responsável por 50% do PIB”.

A maior Feira de Cafeicultura Irrigada também contou com a presença de seu fundador, Reinaldo Caetano, que esteve à frente do evento durante 13 edições. Conforme informou, há 30 anos foi fundada a ACA e depois de 10 anos realizado o primeiro Encontro de Cafeicultura Irrigada.

“Em 1995, Araguari produzia 800 mil sacas de café em uma área de 20 mil hectares. Atualmente, por meio das tecnologias avançadas nas técnicas de irrigação precisa-se apenas de 14 mil hectares para colher a mesma produção. Portanto, é um privilégio fazer parte deste evento, que no decorrer dos anos através do avanço nas técnicas de irrigação, tem se aperfeiçoado e colaborado para a produção de qualidade do café”, considerou.

Segundo acrescentou, praticamente 100% das lavouras de Araguari utilizam a irrigação e a maior preocupação e atenção está voltada para responsabilidade nesta técnica, levando em conta a escassez de água e condições climáticas desfavoráveis.

Programação

Workshop internacional sobre reservação de água, acontece hoje, 4, a partir das 14h, com a participação do Dr. Steve Deverel, do Hydrofocus/Californonia Department of Water Resources, nos Estados Unidos. Outras temáticas relevantes para os cafeicultores também serão abordadas, como tecnologias para a produção de mudas de café, segurança e proteção para o agricultor, doenças do cafeeiro, adubação, cafeicultura de precisão e poda.

A Fenicafé conta com a participação de profissionais especializados, como a Dra. Flávia Patrício, do Instituto Biológico de Campinas; Prof. Dr. André Luís Teixeira Fernandes, pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e extensão da Universidade de Uberaba; Dr. Helvécio Mattana Saturnino, presidente da Associação Brasileira de Irrigação e Drenagem (ABID); Adolfo Moura, engenheiro agrônomo especialista em Nutrição e Fertirrigação em Fruticultura; Prof. Dr. Luís Carlos Molion, da Universidade Federal de Alagoas; Dr. Antônio Giacomini Ribeiro, coordenador regional do comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari; Dr. Rossini Ferreira Matos Sena, especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Águas, Roberto Santinato, engenheiro agrônomo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; entre outros.

A palestra de encerramento da Fenicafé, “Cérebro e Qualidade de Vida – Como o cérebro pode ajudar a melhorar a nossa qualidade de vida com o estresse diário que vivemos?”, ocorre na quinta-feira, 5, a partir das 17h e será ministrada pelo PHD em Neurociências, Dr. Ariovaldo Alberto da Silva Junior.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: