Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Câmara de Vereadores convoca Superintendência de Água e Esgoto para discutir questão hídrica

qua, 25 de fevereiro de 2015 01:29

Prefeitura decretará em breve a multa para desperdício de água

A Câmara de Vereadores convocou, nessa terça-feira, 24, a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) para uma sessão. Foto: Gazeta do Triângulo

A Câmara de Vereadores convocou, nessa terça-feira, 24, a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) para uma sessão. Foto: Gazeta do Triângulo

STELLA VIEIRA – A Câmara de Vereadores convocou, nessa terça-feira, 24, a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) para uma sessão, com o objetivo de discutir a questão da crise hídrica no município.

De acordo com o vereador Levi Siqueira (PMDB), o órgão foi questionado em relação ao realinhamento de 11% no valor das contas de água. “O superintendente, José Flávio de Lima Neto, afirmou que o custo não era alterado desde 2007, porém, é necessário para os investimentos e melhorias que a SAE pretende fazer nesse período de falta de água”. O vereador conta que muitos moradores reclamaram de um aumento excessivo. “Houve um erro por parte da empresa que fazia a coleta de dados, então, algumas pessoas receberam a conta com o valor errado. Esses moradores podem comparecer à sede da SAE para emiti-la novamente”.

Os vereadores também abordaram a questão dos investimentos de extensão da rede de água para os distritos e a demora entre a abertura e o fechamento das valetas de obras feitas pela SAE. “Perguntamos também sobre a situação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Eles afirmaram que ela não está funcionando por questões técnicas, mas em três meses será efetivada”.

O superintendente-adjunto da SAE, Edson Dias Vieira Júnior, conta que a qualidade da água no município e a capacidade dos reservatórios também foram questionadas. “O superintendente explanou que, com os grandes investimentos do governo Raul Belém (PP), houve um aumento de 64% da capacidade dos reservatórios, que em breve estarão em funcionamento”.

Segundo o superintendente-adjunto, a capacidade das bombas de água também aumentou. Em dezembro do ano passado, o órgão utilizou 276 caminhões-pipa e, em janeiro, foram necessários apenas 13. “A Organização das Nações Unidas (ONU) possui uma lei que determina o consumo humano de 110 litros diários de água por dia. Nossas bombas tem a capacidade de suportar duas vezes o necessário, podendo enviar até 250 litros de água ao dia por morador”.

Edson Dias acrescenta que o estudo referente à multa para o desperdício de água está em fase final. “A multa pode ser decretada nos próximos 30 dias. Estamos programando as equipes de fiscalização, que irão abranger todo o município durante os dias da semana, especialmente onde há registros de maior consumo. A fiscalização será intensificada nos finais de semana e feriados, quando a utilização de água é ainda maior”. A população também poderá denunciar o desperdício através de um número 0800, que será ativado para desenvolver melhor trabalho de fiscalização.

A Superintendência de Água e Esgoto também iniciará um projeto de conscientização para os moradores. “Estamos trabalhando assiduamente para resolver os problemas do município. Com os investimentos do governo atual e do superintendente na área de saneamento básico, em vista do cenário nacional, Araguari está em uma situação confortável”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: